2020, o a ano que ainda não terminou

Já estamos na segunda semana de 2021 e ainda vamos falar muito sobre a temporada do futebol brasileiro 2020. Quatro competições que começaram no ano passado ainda estão em andamento, Copa do Brasil, Libertadores e as séries A e B do Brasileirão. Para os mineiros, as duas divisões do brasileirão ainda prometem muitas emoções e desafios. Reflexos da pandemia que insiste em nos abandonar. E por muitas vezes, ignoramos o risco e pioramos as coisas. Mas essa é outra história…

Pelo menos outras seis vezes o campeonato brasileiro estendeu a competição para o ano seguinte. A mais marcante, também para os mineiros, foi a decisão do brasileirão de 1977, entre Atlético x São Paulo, que se deu no dia 5 de março de 1978. Um dia triste para o torcedor atleticano que viu o time perder, em casa, o título em uma disputa de pênaltis.

Na série B, o América já posso cravar que garantiu o acesso para a série A deste ano. Para a história, quando olharmos para este período no tempo, poderemos encontrar escritos curiosos de um time como América que poderá ter sido o campeão da série B 2020, em 2021, e ter jogado a série A no mesmo ano. Isso porque acredito que o América vai ter hoje o melhor time da B e é o grande favorito ao tricampeonato brasileiro da Série B.

O Cruzeiro, ainda com chances matemáticas mínimas de conseguir o acesso à Série A, tem que olhar para 2021 como o ano do Centenário que deve ser muito celebrado e como o período da verdadeira virada de página. Não falo de acesso ou não acesso, mas é urgente arrumar a casa, as contas, diante de uma dívida de mais de R$ 1 bilhão, apresentada em balancete do clube na semana que passou. Este deve ser o foco do clube para que os resultados em campo possam acompanhar as mudanças fora dele.

Na Série A 2020, que só findará no final de fevereiro de 2021, a briga pelo título é uma das mais interessantes dos últimos anos. Faltando 9 rodadas para o fim do campeonato e alguns times com jogos atrasados como o Atlético, Palmeiras e Grêmio, há pelo menos seis equipes na briga pelo título: São Paulo, Inter, Flamengo, Atlético, Grêmio e Palmeiras. Começamos o campeonato em agosto de 2020 destacando Flamengo e Atlético como favoritos e fomos vendo o crescimento de outras equipes que entraram de vez na briga.

O destaque hoje fica para o Palmeiras, apesar de estar em sexto lugar na tabela, o time ainda tem outras duas competições que pode ser campeão, Copa do Brasil, que fará a final com o Grêmio em fevereiro, e a Libertadores, que está a um passo da final. O time pode conquistar três títulos de 2020 em 2021. Seria um feito enorme na galeria de troféus do time paulista e mais um daqueles fatos que impressionam neste ano de 2020 que insiste em não acabar….

Twitter: @armandoBH69