A semana começa diferente: vem aí a Copa do Brasil!

Eita frio! Ou está mais quente do que nunca? Tudo é uma questão de ponto de vista ou de referência. O termômetro do futebol está fervendo…. A semana que temos pela frente  é de retorno da Copa do Brasil, chamado de torneio mais democrático do futebol brasileiro porque envolve clubes de todos os estados da federação, e das finais do campeonato Mineiro 2020.

Para os mineiros, a Copa do Brasil de 2020 ainda tem dois representantes, Cruzeiro e América. O Atlético e Boa Esporte, os outros representantes do estado, já foram eliminados. Estamos na terceira fase do torneio. Para o Cruzeiro, que vai encarar o CRB, em Alagoas, quarta, dia 26, o desafio é vencer por três gols de diferença para continuar na competição. O América joga por uma vitória simples contra a Ferroviária de SP, em BH, na terça, dia 25 para seguir em frente. Maiores chances de continuar na competição para o América.

A Copa do Brasil é uma competição diferente. Ela premia, em dinheiro, por cada fase jogada. Por isso, avançar na disputa é tão celebrado pelos clubes. Ainda mais em um ano que o dinheiro ficou mais escasso para todo mundo, incluindo os clubes de futebol. Vale ressaltar que o Cruzeiro é o maior vencedor da competição com seis conquistas. Passar para a quarta fase da competição significa garantir mais R$ 2 milhões no caixa.

Na quarta, dia 26, Atlético x Tombense fazem a primeira partida da final do campeonato Mineiro 2020, no Mineirão. A partida de volta será domingo, dia 30, também no Mineirão. Os jogos das finais precisam ser jogados em estádios homologados para o uso do VAR –uso de vídeo assistente para a arbitragem. Por isso, os dois jogos no Mineirão, um dos dois estádios homologados. O outro é o Independência que desta vez não será usado.

O campeão mineiro será conhecido no domingo, dia 30. Em tempos de calendário normal, sem as influências da pandemia do Covid-19, o nosso estadual teria terminado uma semana antes do início do Brasileirão. Mas vivemos o novo normal, que exige de todos nós a compreensão de um calendário diferente. O mês de agosto vai então nos revelar o novo campeão Mineiro e qual o destino dos nossos times na Copa do Brasil. Aposto nas classificações do América e Cruzeiro, na Copa do Brasil, e ainda no Atlético conquistando o 45º título mineiro. Veremos!

Twitter @armandoBH69