A vida, o esperar e as mudanças

Se observarmos a natureza perceberemos que tudo tem um tempo para acontecer e parece que só acontece quando está pronto. O fruto se torna alimento somente quando está maduro.

É muito importante aprendermos a esperar, aprender a ter paciência para as coisas acontecerem ou então nos sentiremos frustrados. A frustração não está no que aconteceu ou no que não aconteceu, mas em nós que não aprendemos a esperar o tempo das coisas acontecerem. As coisas na vida acontecem quando estamos maduros, prontos. Isso se aplica a tudo. A nossa felicidade, a nossa paz, a nossa alegria não podem depender do que está fora de nós, isso precisa ser uma busca diária. É um trabalho interno, constante.

Na vida tudo está por fazer. O alimento precisa ser plantado, esperar o tempo de colher, fazer a colheita, cozinhar e só depois estará pronto para nos alimentar, lembrando que cada uma dessas etapas envolve várias outras etapas, é um processo, e se não aprendermos a esperar o resultado desse processo, ficaremos infelizes e, com certeza, reclamando porque não entendemos o processo da vida e do viver.

A vida nem sempre acontece do jeito que queremos, a vida é o que é. Precisamos aprender a entrar no processo da vida como ela é e não esperar que a vida entre no nosso processo, no nosso tempo e desejo. Isso precisa ser uma descoberta de cada um de nós.

Para fazer um trabalho ou participar de alguma atividade como um jogo por exemplo, precisamos conhecer como são as regras, como funciona, senão estaremos fazendo qualquer coisa que não faz parte do jogo, do trabalho, ou da atividade que estamos lá para fazer. Não conhecendo as regras podemos inclusive trabalhar ou jogar contra nós mesmos. “Conhece te a ti mesmo…”.

Aprenda a se conhecer e a trabalhar em você as mudanças necessárias para que se sinta confortável com o que você é, com o seu possível, lembrando que a vida nos dá o que damos pra vida, é apenas um dar e receber do mesmo tamanho. Tudo é aprendizado sobre nós mesmos, sobre como agimos e reagimos às regras da vida.

“Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se.” Viktor Frankl.

Imagem em destaque: Hermann & F. Richter por Pixabay.