Aprenda a viver o agora; isso é treinável em nós!

O momento atual em que estamos vivendo trás muita inseguranca para todos. Na verdade o novo sempre é muito assustador, queremos que tudo permaneca para sempre do mesmo jeito, sem mudancas, mas a vida tem outra forma para se nos apresentar. O que é novo nesse momento em que estamos vivendo, na verdade, é sobre o viver e o morrer? É importante compreender que a morte é um processo que faz parte da vida.

Todos passaremos por isso em algum momento da nossa vida. Sei que é muito doloroso ver aqueles que tanto amamos partirem sem que tenhamos como fazer nada, sem ter onde buscar socorro, pedir para alguém interromper ou desligar esse processo. A vida tem a própria forma de acontecer, não temos como interferir. Sei que mutas vezes gostaríamos de parar o tempo que nos leva a finitude, e principalmente leva aqueles que amamos, porém podemos buscar olhar com gratidão pela oportunidade que tivemos de ter aquela pessoa amada por algum tempo na nossa vida, lembrar dos momentos que foram tao bons com alegria em nosso coração.

A finitude ou transformação é uma constante na vida e no viver, em tudo,  não há como parar o tempo, esse é um dos determinismos da vida. O determinismo é aquilo que esta posto, é uma lei do universo e não há como mudar, não está em nossas mãos mudar o que é imutável, mas está em nossas mãos mudar a nossa forma de ver, sentir, viver e conviver, fazendo as mudanças internas e externas, e assim ter uma vida mais suave e menos angustia.

Se não buscarmos esse outro olhar e a compreensão dessa verdade, se não buscarmos o auto conhecimento e auto aceitação, fica muito difícil compreender a vida, o viver e o morrer, pois tudo isso faz parte dessa jornada a que nomeamos vida e que acontece apenas no aqui e agora.

Se não nos conectamos com esse momento, com o agora, estaremos apavorados  com medo do passado e desesperados com medo do futuro, e a ansiedade e pânico podem nos adoecer pois trás muita instabilidade emocional, mental e espiritual. Se perdermos a grande oportunidade de viver cada momento, cada experiência que nos chega no agora, quando olharmos já é passado e nada mais há para fazer. Há muito tempo já nos foi falado sobre isso.

“Nunca deixe o futuro incomodá-lo. Você o encontrará, se for necessário, com as mesmas armas da razão que hoje o armam contra o presente. O dia seguinte terá suas próprias ansiedades”. Marco Aurélio

“…Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações…” Mateus, o apóstolo.

Ou seja, passado e futuro, não ha nada a se fazer sobre. Aprenda a viver no agora, isso é treinável em nós. Temos muitos recursos para nos ajudar, o exercício diário da gratidão e a meditação, podem ser muito úteis.

Instagram @zcarvapsi

Facebook Zailde Cavalho