Arma de fogo: quando devo ter uma ou não?

Para os que se interessam e tenham condições de possuir uma arma de fogo teceremos algumas considerações sobre o seu porte e uso. Faça um curso de tiro e assim poderá conhecer melhor o seu equipamento e como ele funciona. Outra orientação é a de que aquele que deseja e compra uma arma de fogo. Primeiro entenda como é o seu comportamento emocional, se é controlado, ou explosivo, para que mais tarde não venha a se arrepender.

Neste ano de 2021 houve um aumento significativo em Minas Gerais de pessoas que procuraram e compraram armas de fogo, com 14.221 pedidos, sendo a maioria delas que não trabalham nas forças policiais. (Fonte: Regiane Moreira, TV Record Minas, 30/06/21). Há que se fazer uma diferenciação entre posse e porte de arma. A primeira, posse, é quando a pessoa adquire a arma de fogo para deixar dentro de casa ou no local de trabalho. Porte dá o direito de andar com ela na cintura.

Para que o cidadão possa adquirir uma arma de fogo ele deverá preencher um requerimento encontrado no site da Polícia Federal e ter a idade mínima de 25 anos. Além disto, deverá esclarecer por quais motivos deseja adquirir este equipamento justificando o pedido. Comprovar idoneidade com certidões negativas de antecedentes criminais fornecidos pela Justiça Federal, Estadual, Militar e eleitoral e de não estar respondendo a Inquérito Policial. Apresentar ainda documentação que comprove ocupação lícita e de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio da arma de fogo. 01 (uma) foto 3×4.

Mediante a documentação acima o cidadão recebe uma autorização para aquisição de arma de fogo e a entrega na loja que o orientará quanto aos demais passos.Tanto um quanto o outro, posse ou porte, necessitam que o comprador tenha mais de 25 anos, seja apto após passar por um teste psicológico e outro técnico, e que não tenha antecedentes criminais, local fixo de residência e que exerça uma profissão.

Muito cuidado. E termino com a seguinte pergunta? E quando moro ou estou sempre presente, em uma região rural, em um sitio/fazenda, poderia ou deveria estar armado? É o nosso próximo “post”, tendo em vista o Caso Lázaro que todos acompanhamos por dias e dias, quando ele invadia estas propriedades e praticava crimes e deixava famílias destroçadas. Aguardem!

@elsonmatosdacosta