As finais do Mineiro 2021 têm de volta os três grandes da capital

Atlético, América, Cruzeiro e Tombense continuam na briga pelo título Mineiro de 2021. Depois de 11 rodadas da fase de classificação, esta foi a ordem dos times que passaram para as semifinais do estadual, com vantagem para Atlético e América, que fizeram melhores campanhas, e jogam as semifinais com a vantagem de se classificarem para a decisão com dois resultados iguais, dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

O Atlético enfrentará a Tombense reeditando a final do campeonato do ano passado. O time de Tombos, pequenina e charmosa cidade da zona da Mata mineira, tem se firmado com a principal força do interior de Minas. Mais uma vez foi o melhor time entre as equipes do interior e vai desafiar o milionário time do questionado técnico Cuca. A Tombense tem o artilheiro do campeonato até o momento, o atacante Keké, com seis gols, e ainda outro ótimo finalizador, Daniel Amorim, que é o vice-artilheiro da competição ao lado do Rodolfo, do América, com 5 gols cada.

Na outra semifinal, o clássico América x Cruzeiro vai ser uma pedreira. As duas equipes fecharam bem a fase inicial com goleadas e parecem estar se firmando na temporada. Nos últimos 10 campeonatos estaduais, os dois clubes se enfrentaram em semifinais 4 vezes, o Cruzeiro levou a melhor em 2019 e 2017 e o América venceu em 2016 e 2012.

A análise da tabela da primeira fase traz algumas curiosidades. O Atlético tem a melhor campanha disparada sendo a equipe que mais venceu, com 9 vitórias em 11 partidas, e a única que não empatou um jogo sequer e o melhor ataque com 23 gols marcados. A Tombense foi o time que menos perdeu, apenas uma derrota em toda a competição, justamente para o Atlético, jogando em Tombos. E foi também o time que mais empatou, cinco vezes em 11 jogos.

O América empatou apenas uma partida em todo o campeonato e tem o segundo melhor ataque com 17 gols marcados. O Cruzeiro, tem a melhor defesa do Mineiro tendo sofrido apenas 4 gols em 11 jogos, além de ter vencido o clássico contra o Atlético, mas perdeu para o América, adversário direto na briga pela vaga na grande final.       As semifinais, serão disputadas em jogos de ida e volta dias 2 e 9 de maio. As finais, também com jogos de ida e volta, estão previstas para os dias 16 e 23 de maio.

 Pelo segundo ano consecutivo a Federação Mineira de Futebol vai promover a disputa do troféu Inconfidência, a ser disputado pelas equipes classificadas de quinto a oitavo lugares, URT, Pouso Alegre, Caldense e Athletic, respectivamente. A URT enfrentará o Athletic e o Pouso Alegre a Caldense. Os vencedores disputarão o troféu Inconfidência que poderá dar uma vaga na Copa do Brasil de 2022, caso o estado de Minas Gerais tenha uma quinta vaga na competição. O campeão do Inconfidência também jogará a Recopa do Interior contra a Tombense, campeã do interior mais uma vez.  Vale lembrar que Coimbra, de Contagem, e Boa Esporte, foram as equipes rebaixadas para o Módulo 2 de 2022. Ainda temos muita coisa em jogo no campeonato Mineiro 2021.

Twitter @armandoBH69