Atenção, motorista! Os marginais estão de olho em um vacilo seu

Nunca deixe objetos valiosos em cima do banco do seu carro. Verificando que uma bolsa, um notebook ou qualquer outro objeto valioso está em cima do banco do carro. Com certeza a pessoa irá praticar um ato, quebrando o vidro, abrindo a porta para poder subtrair aquilo que deseja. Assim, mesmo quando estiver trafegando, não deixe nada a vista que possa despertar a cobiça dos outros. Caso realmente tenha que levar objetos mais caros, coloque-os no porta-malas, ficará mais oculto e não despertará a cobiça de outras pessoas. Trafegue com os vidros levantados e as portas travadas.

Em hipótese nenhuma fique dentro do veículo estacionado aguardando a chegada de alguém. É uma boa oportunidade para os ladrões que procuram um veículo e ali está um que se amolda aos que eles desejam e com a chave na ignição. É um alvo muito fácil. Estacionou, desça e se mantenha a uma certa distancia e observando os arredores para ver se existe a possibilidade de antever uma ação criminosa. Percebendo algo diferente, não espere saia imediatamente do local e entre em um estabelecimento comercial.

Cuidado com pequenas batidas na traseira do seu veículo. Pode ser uma forma de abordar o motorista e roubá-lo quando este descer para discutir os danos. Saia do local e se possível anote a placa para posteriores providencias. Este tipo de golpe pode ser utilizado para a prática do “seqüestro relâmpago”, tipificado no art. 157, § 2º, inciso V do Código Penal.

A chegada ou saída da garagem de sua residência pode ser um momento crítico onde poderá ser atacado bem como quando estiver parado no semáforo. Prestar muita atenção nestes momentos. Ao chegar em casa para entrar na garagem, estacione lateralmente ao meio fio, abra o portão eletrônico e entre o mais rápido possível. Com o veículo estacionado lateralmente fica mais difícil você ser fechado pelo carro dos marginais já que haverá a possibilidade de fugir de frente ou de ré, mesmo que provoque vários estragos em seu carro.

Se mesmo tomando todas estas providências ainda assim for feito refém, tente alguma coisa. Se estiver ao volante, coloque o cinto de segurança, acelere o carro de repente e provoque um acidente. A intenção é criar um caos e desestimular os assaltantes te levarem como refém. Há uma grande possibilidade que eles tentem a fuga o mais rápido possível. A finalidade é não ser levado pois ninguém sabe o que poderá acontecer, principalmente sendo mulher, já que esta poderá ser violentada. Faça tudo para se manter vivo.

Instagram: @elsonmatosdacosta