Atlético x Cruzeiro, final inédita do Campeonato Mineiro Feminino

As duas maiores instituições do futebol mineiro entrarão em campo, sábado que vem, dia 19, para decidir quem será a campeã mineira feminina 2020. Será a primeira vez que os dois times vão decidir uma competição estadual que é disputada regularmente desde 2005. A força do clássico mineiro será exibida também de forma inédita pela TV Cultura e pelo site futebolmineiro.tv.br, para todo o Brasil. A rivalidade histórica entrará em campo mais uma vez para mexer com as paixões dos torcedores.

Uma pena que um jogo tão importante para a valorização do futebol feminino aconteça sem a presença do público. Tenho a certeza que se houvesse a possibilidade de abrir o estádio para o público, seria casa cheia com certeza. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na fase de classificação e empataram as duas partidas em 0 a 0.

A final será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma das equipes. Se permanecer o empate ao final dos 90 minutos, teremos a disputa de pênaltis para conhecer a campeã. O clássico vai coroar em Minas Gerais o crescimento do futebol feminino em todo o país. O interesse pelo esporte cresce a cada dia e ganha investidores e gera oportunidade para que as atletas de ponta atuem no país. A principal competição nacional do futebol feminino já teve sua campeã em 2020. Na série A1, considerado a primeira divisão, o Corinthians ficou com o título.

Mas mesmo com o crescimento da modalidade, em Minas Gerais, a luta pela afirmação é dura. Este ano, jogadores do Ipatinga chegaram a fazer coleta de doações em sinais de trânsito para ajudar nos custos do time. Por outro lado, ações como a mobilização pela transmissão da final do campeonato, em TV aberta e no meio digital, dará ao futebol feminino mineiro visibilidade que é buscada dia a dia.

Na fase classificação do Mineiro, as TVs oficiais de Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, se esforçaram para mostrar as partidas nas plataformas de redes sociais. E é impressionante o crescimento do interesse do público geral pelos jogos com ótimas audiências. Agora, com a chegada da plataforma oficial do futebol mineiro, o futebolmineiro.tv.br, uma parceria da Federação Mineira de Futebol e a TVNsports, tenho a certeza que mais e mais empresas vão se mobilizar para investir no futebol feminino.

Nas 15 edições anteriores tivemos 9 times diferentes com os títulos:

Equipe:                                                        Títulos:

Atlético                                                                 5

América                                                                3

Cruzeiro                                                                1

Ipatinga                                                                 1

Iguaçu (Ipatinga)                                                   1

Tupinambás (BH)                                                  1

Santa Cruz (BH)                                                    1

Neves FC (Ribeirão das Neves)                            1

Nacional do Carmo (BH)                                        1                         

Twitter @armandoBH69