Atlético x Cruzeiro, final inédita do Campeonato Mineiro Feminino
As duas maiores instituições do futebol mineiro entrarão em campo, sábado que vem, dia 19, para decidir quem será a campeã mineira feminina 2020. Será a primeira vez que os dois times vão decidir uma competição estadual que é disputada regularmente desde 2005. A força do clássico mineiro será exibida também de forma inédita pela TV Cultura e pelo site futebolmineiro.tv.br, para todo o Brasil. A rivalidade histórica entrará em campo mais uma vez para mexer com as paixões dos torcedores.
Uma pena que um jogo tão importante para a valorização do futebol feminino aconteça sem a presença do público. Tenho a certeza que se houvesse a possibilidade de abrir o estádio para o público, seria casa cheia com certeza. As duas equipes se enfrentaram duas vezes na fase de classificação e empataram as duas partidas em 0 a 0.
A final será jogada em partida única, sem vantagem para nenhuma das equipes. Se permanecer o empate ao final dos 90 minutos, teremos a disputa de pênaltis para conhecer a campeã. O clássico vai coroar em Minas Gerais o crescimento do futebol feminino em todo o país. O interesse pelo esporte cresce a cada dia e ganha investidores e gera oportunidade para que as atletas de ponta atuem no país. A principal competição nacional do futebol feminino já teve sua campeã em 2020. Na série A1, considerado a primeira divisão, o Corinthians ficou com o título.
Mas mesmo com o crescimento da modalidade, em Minas Gerais, a luta pela afirmação é dura. Este ano, jogadores do Ipatinga chegaram a fazer coleta de doações em sinais de trânsito para ajudar nos custos do time. Por outro lado, ações como a mobilização pela transmissão da final do campeonato, em TV aberta e no meio digital, dará ao futebol feminino mineiro visibilidade que é buscada dia a dia.
Na fase classificação do Mineiro, as TVs oficiais de Atlético, Cruzeiro, América e Ipatinga, se esforçaram para mostrar as partidas nas plataformas de redes sociais. E é impressionante o crescimento do interesse do público geral pelos jogos com ótimas audiências. Agora, com a chegada da plataforma oficial do futebol mineiro, o futebolmineiro.tv.br, uma parceria da Federação Mineira de Futebol e a TVNsports, tenho a certeza que mais e mais empresas vão se mobilizar para investir no futebol feminino.
Nas 15 edições anteriores tivemos 9 times diferentes com os títulos:
Equipe: Títulos:
Atlético 5
América 3
Cruzeiro 1
Ipatinga 1
Iguaçu (Ipatinga) 1
Tupinambás (BH) 1
Santa Cruz (BH) 1
Neves FC (Ribeirão das Neves) 1
Nacional do Carmo (BH) 1
Twitter @armandoBH69