Barulho no condomínio: como o morador afetado deve proceder?

Um dos grandes problemas dos condomínios é o barulho provocado por vizinhos, onde é necessária a intervenção do síndico e que o Regulamento Interno seja obedecido. Em um condomínio devemos lembrar que estamos vivendo em uma comunidade e que não podemos fazer aquilo que bem entendermos e prejudicarmos o descanso ou a intimidade dos outros. Veja algumas informações de como podemos conviver amigavelmente com os outros moradores.

Conheça o Regimento Interno e as Normas de Segurança do condomínio, principalmente no que diz respeito ao barulho e horário em que isto é permitido, se o for, principalmente no que diz respeito a festas. Como a vida em condomínio é compartilhada, os moradores devem aprender a viver neste tipo de ‘sociedade’, onde se pode fazer aquilo que não atrapalhe os nossos vizinhos.

É muito comum que você receba alguns convidados para um jantar e sejam consumidas bebidas alcoólicas e o som fique um pouco mais alto que o comum. Também as conversas costumam ser num tom acima do normal e isto vai acabar incomodando quem mora por perto. Se você fosse o vizinho iria reclamar contra quem recebeu seus convidados? Pode ser que amanhã você também faça a mesma coisa.

Releve alguns procedimentos que acabam incomodando já que talvez um pouco mais a frente também pratique o mesmo erro do vizinho. Perceba se realmente isto é motivo para reclamar de forma incisiva, e quem sabe agressiva que pode piorar ainda mais o relacionamento. Se contenha, reclame com o síndico apenas quando a situação passar muito da conta.

Se o condômino começa a receber muitas reclamações é porque a situação já está fora do normal e seria interessante que novos hábitos fossem tomados para não prejudicar a convivência com seus vizinhos. Procure se entender com aqueles que fizeram a reclamação e compreender o que está acontecendo na visão dos moradores, e assim procurar melhorar a sua convivência com todos.

Aqueles condôminos que têm crianças devem ter um controle maior sobre elas já que em momento nenhum elas param e estão sempre se movimentando e acabam causando algum transtorno, dependendo do local onde estão brincando.

É importante esclarecer que ao procurar o vizinho, em uma conversa amigável e mesmo assim não resolveu, procure o síndico e abra uma ocorrência. Ele será um terceiro interessado no assunto, sem estar envolvido diretamente na situação e poderá intervir e solucionar o conflito.

Aqueles que gostam de ouvir um som pesado e muito alto, uma solução bastante viável e que não irá causar constrangimento a ninguém é simplesmente utilizar os fones de ouvido. Você estará fazendo aquilo que gosta sem com isto importunar quem  quer que seja.

Em casos de obras no apartamento, siga estritamente o que determina o Regimento Interno para não causar maiores constrangimentos aos vizinhos, dando conhecimento ao Síndico e evitando quaisquer problemas com quem quer que seja.

Evite a todo custo ser conhecido como uma pessoa pouco sociável, a qualquer momento pode precisar da ajuda do vizinho que você importunou durante muito tempo. Não custa nada ter educação e tratar bem todas as pessoas à sua volta.

Instagram: @elsonmatosdacosta

Youtube Elson Matos da Costa