Busque ser coerente com o que você fala, pensa e sente

Coerência fala de autenticidade, de lógica, de sinceridade consigo mesmo. Lembrando que eu só posso ser verdadeiro com o outro se eu for verdadeiro comigo mesmo. O que eu falo precisa ser coerente com o que eu faço, com o que eu sinto e com o que eu penso, senão é  teatro. A coerência é uma postura muito importante em nossas vidas, para que possamos nos sentir mais plenos com nós mesmos, com o outro e com a vida.

Se fizermos uma reflexão, provavelmente nos lembraremos de situações em que alguma coisa em nós não foi ou não está sendo coerente. Isso pode ocorrer em momentos de impulsividade, por imaturidade, por reação a uma situação inesperada, por falta de planejamento, por nos depararmos com situações que não depende de nós ou ainda por deixar para depois e isso se chama procrastinação.

O impulso e a imaturidades nos fazem falar sem pensar e sem ponderar as consequências. As reações por uma situação inesperada pode nos levar a impulsividade, pela tentativa de encontrar respostas e soluções rápidas para resolver algum problema inesperado, e as consequências da atitude impulsiva pode inclusive piorar a situação, isso não quer dizer que somos impulsivos, mas a situação inesperada nos pressionou e tivemos uma reação impulsiva.

 A falta de planejamento pode estar ligada à imaturidade e à procrastinação, onde eu falo que vou fazer, mas fico só no discurso, não tem o passo a passo para ser seguido. As situações que não dependem de nós estão lá e apenas podemos nos fortalecer para encontrar caminhos possíveis para lidar de forma coerente com o que não depende de nós. E a procrastinação não nos deixa sair do lugar, porque não fazemos o movimento que precisamos fazer para que as mudanças ocorram de forma coerente.

Existem situações na vida que nem sempre é fácil alinhar a fala o fazer e o sentir, porém a busca por essa coerência é fundamental para termos uma vida mais tranquila, sem a sensação de estar “pisando em ovos” ou andar na “corda bamba” que pode te jogar no chão a qualquer momento.

Isso pode ser feito através da reflexão, da auto-observação, do pedir ou dar um tempo quando a situação ou momento exigir.

Coerência no falar e agir alinhado com o sentimento, trás uma sensação de completude de serenidade e paz consigo mesmo, com o outro e com tudo a nossa volta.