Campo da Leste, por onde passaram estrelas do futebol, precisa de ajuda!

O campo de futebol do bairro Santa Tereza coleciona craques que jogaram por lá e depois viraram ídolos de grandes clubes pelo mundo. Entre os talentos que foram revelados estão o meio-campo Palhinha,  ex-jogador do América, São Paulo e Cruzeiro, os laterais esquerdo Ronaldo Luiz, que também jogou no América e São Paulo, e Evanilson, outro que jogou pelo América e Cruzeiro e foi ídolo no futebol alemão.

Mais um nome conhecido que jogou no tradicional campo amador de BH foi o volante Lucas Mineiro, destaque no futebol japonês e de grandes times brasileiros. Tantos outros garotos e promessas do futebol jogaram no espaço  que hoje está sofrendo com o abandono e o esquecimento.

O campo está sem fornecimento de água e de energia elétrica. Esse é um dos entraves. O outro afeta diretamente o trabalho voluntário e gratuito do líder comunitário Márcio Lisboa.

Todas as terças, quinta e sábados ‘Pião’, como é conhecido, treina meninos no local. São 30 crianças e 8 pré-adolescentes inscritos no projeto desenvolvido pela Associação Esportiva Santa Tereza (AEST). “Mas, nossa realidade é precária. Falta tudo para as crianças”, lamenta.

De acordo com Pião, os alunos não têm uniformes, coletes, chuteira, material para treino e a situação só não está pior porque receberam doação de bolas e lanche, recentemente. “Um dos meninos veio treinar de calça porque não tinha short. Eu preciso oferecer para eles também um pouco do que falta em casa, como educação e cidadania. Meu primeiro compromisso é fazer deles futuros grandes homens. Se vão ser jogadores ou não, é consequência”.

Quer ajudar o projeto e contribuir para o futuro desses meninos e adolescentes? Faça contato com Pião pelo (31) 99291-3878.

A Associação Esportiva Santa Tereza

A AEST foi fundada em 17 d dezembro de 1944. O campo fica na Rua Conselheiro Rocha, 355, na Vila Dias. O número de títulos é extenso. Só para citar os principais: Tetracampeão Amador de Belo Horizonte: 1946, 1947, 1948 e 1949. 19881992. Bicampeão do Campeonato Mineiro Sub-20: 1987 e 1993. Campeão  do Campeonato Mineiro Sub-17: 1992. Campeão do Campeonato Mineiro Sub-15: 1984.

Além das conquistas estaduais, o Santa Tereza também tem boas histórias para contar no cenário nacional. Afinal, foi 3º colocado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1992; Vice campeão da Taça BH de Futebol Júnior de 1988, e campeão da Taça Rio Juvenil, em 1993.

Fonte: https://historiadofutebol.com/blog/?p=76468