Cemig abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz

Uma boa notícia nesses tempos de pandemia: a Cemig abriu inscrições para o processo seletivo do programa Jovem Aprendiz. Trata-se de uma parceria entre a companhia, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais (Sindimig). O objetivo é formar mão de obra especializada para o setor de energia.

 

O  curso oferecido é o de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. A formação tem duração de cerca de um ano é realizada por meio de duas turmas, sendo uma na parte da manhã e outra na parte da tarde, sem qualquer custo para os alunos. São mais de 100 vagas, distribuídas entre os municípios de Belo Horizonte, Uberlândia, Pará de Minas e Montes Claros.

As aulas serão ministradas pelo SENAI, sendo que toda a parte didática e de equipamentos – como a matriz de treinamento e os materiais disponibilizados para prática dos alunos, como uniformes, EPI’s, EPC’s, cabos, peças etc.  – é fornecida pela Cemig, por meio de sua universidade corporativa, a UniverCemig, que possui larga experiência no conteúdo programático desse tipo de treinamento. As aulas terão início no segundo semestre deste ano.

Benefícios

Enquanto participam do curso, os aprendizes têm contrato especial de trabalho com carteira assinada pela Cemig e recebem uniforme, bolsa no valor de meio salário mínimo, ticket refeição e vale transporte, além de terem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) recolhido.

Mais informações sobre o processo seletivo – como pré-requisitos, documentação necessária e link para inscrição – podem ser encontradas no edital disponibilizado no site da Cemig.