Colunista do Radar Leste BH lança livro para orientar delegados de Polícia

Nosso colunista em Segurança, Elson Matos da Costa, acaba de lançar o livro Delegado de Polícia: O que aprender na prática do dia a dia. Elson Matos é delegado da Polícia Civil aposentado. Trabalhou a maior parte do tempo no Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp),  integrando a Divisão Antisseqüestro. Na década de 90, quando Minas Gerais, se via às voltas com vários crimes de seqüestro, a equipe chefiada por Elson teve 99% de êxito, tornando o Estado como foco da melhor polícia investigativa do Brasil.

Elson Matos marcou a história da Polícia Civil à frente do Deoesp

 Radar Leste BH – Por que fazer um livro para delegados?

 No livro Delegado de Polícia: O que aprender na prática do dia a dia eu repasso a minha experiência para que torne o caminho dos que agora estão entrando para a profissão tenham uma maior facilidade em tratar as diferentes questões que parecem à frente do delegado de Polícia.

O livro é escrito por quem já passou por tamanhos problemas que poucos terão a oportunidade de passar. Motivo pelo qual entendo que hoje, aposentado, na tranquilidade do meu lar, sem o enfrentamento direto com os marginais, tenho a oportunidade de repassar os conhecimentos adquiridos às duras penas. Quase com a minha vida.

Radar Leste BH – Que contribuições o livro pode oferecer aos profissionais que estão à frente de uma delegacia?

Quando estamos trabalhando, as tomadas de decisões quase sempre são realizadas de imediato e, para que não possamos errar, é preciso, é necessário uma boa comunicação com todos os policiais que trabalham com o delegado para que consigam chegar a um consenso sobre quais caminhos seguir em cada um dos crimes que estão sendo desvendados.

Estes são alguns exemplos de como o livro pode auxiliar os jovens delegados de Polícia que acabaram de entrar para a instituição como aos mais experientes. É uma forma de, talvez, redirecionar a maneira de como estes conduzem o destino da segurança pública de uma cidade.

Radar Leste BH – Quais são os desafios que o senhor viveu e que os delegados ainda enfrentam no dia a dia?

A cada dia que passa os problemas vão aumentando, tendo em vista a expansão da violência. A Polícia Civil precisa estar constantemente atualizando seus policiais para o acompanhamento dos recursos tecnológicos que nos são colocados à disposição.

Radar Leste BH – Quais lições um delegado experiente pode passar os que estão iniciando na função? 

Os novatos, com mais conhecimentos na área tecnológica e os antigos com a vivência doa dia a dia. Os dois juntos podem fazer uma excelente parceria onde a soma dos conhecimentos irá facilitar a resolver os diversos problemas que fatalmente surgem. Normalmente os mais jovens acreditam que já sabem tudo na vida policial, como é comum quando também tínhamos a mesma idade, e por isso terá que aprender com as dificuldades que irão lhe aparecer e como decidiu aquela questão.

O livro já esta à venda. E vem mais por aí

Radar Leste BH – E podemos esperar por mais livros?

Sim, este é o primeiro volume. Os dois seguintes já estão quase prontos. A forma impressa demora um pouco mais, tendo em vista que são feitos nos Estados Unidos. Lembrando aos mais velhos que, para a leitura digital, é necessário instalar em seu computador, celular, tablet o Aplicado Kindle.

Talvez o próximo livro será dirigido para orientar os delegados de Polícia como agir quando se apresentarem em uma delegacia para ali começarem efetivamente o seu trabalho. Quais as providências e cuidados que devem ter quando iniciamos um novo serviço, normalmente chefiando pessoas, às vezes, muito mais experientes do que nós. É um enorme desafio, que pode ser transposto, desde que saiba como caminhar neste ambiente ainda não tão conhecido. 

Radar Leste BH – Quais são suas outras obras literárias?

Eu tive a oportunidade, depois de me aposentar em escrever três livros. O primeiro foi Violência Urbana; como se proteger em 2011. O segundo também no mesmo ano: Investigação na Extorsão Mediante Sequestro – Procedimentos Policiais, sendo este em co-autoria com Marco Aurelio Matos da Costa. Filho, também policial. E o terceiro livro, também com a mesma co-autoria, Técnicas de Ação Policial, 2017.

Delegado de Polícia: O que aprender na prática do dia a dia está à venda no site www.amazon.com.br pelo preço promocional de R$ 17,00. Para acessar é necessário instalar o aplicativo Kindle.