Confira quais são as vacinas que devem ser aplicadas nos adolescentes

Você sabia que existe um calendário vacinal específico para os adolescentes? Saiba com o doutor Alexandre Sampaio Moura, infectologista e pesquisador da Faculdade Santa Casa BH, quais doenças podem ser evitadas com vacinas, nessa etapa tão especial da vida.

Doutor Alexandre, infectologista da Santa Casa. Foto: SCBH

Radar Leste BH – Por que adolescente deve tomar vacina?

A vacinação é importante em todas as faixas etárias porque as doenças infecciosas acometem pessoas de qualquer idade. A vacinação do adolescente é um desafio porque eles procuram pouco atendimento médico e por isso tem menos oportunidades de serem orientados acerca da importância da vacinação.

Radar Leste BH – Quais devem ser aplicadas?

Uma vacina de especial destaque nesta faixa etária é a vacina contra HPV que é administrada a antes do início da vida sexual. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina contra HPV para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos.

Outra doença que requer atenção nesta faixa etária é a doença meningocócia que pode resultar casos graves. Os adolescentes devem receber a vacina conjugada contra o meningoco entre 11 e 12 anos de idade. Além disso, nesta faixa etária, devem receber vacinas que porventura não tenham recebido na infância como a vacina contra hepatite B, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e a vacina dupla  (difteria/tétano)

Adolescente também deve vacinar. Fonte: blog saude.gov.br

Radar Leste BH – Há vacinas só para meninos e vacina só para meninas?

Não existe esta diferenciação. A única diferença é em relação ao início da vacinação contra HPV que é mais precoce nas meninas.

Radar Leste BH – Todas essas vacinas estão disponíveis no SUS?

Sim, todas as vacinas necessárias para a vacinação do adolescente estão disponíveis no SUS. Na rede privada existe uma vacina contra meningoco B que expande a proteção ainda mais contra essa doença (a vacina disponível no SUS protege contra os tipo A, C, W e Y).

Radar Leste BH – Qual é a mensagem que o doutor daria aos adolescentes e aos pais sobre a importância da vacinação nessa etapa da vida?

Não descuidem da saúde do adolescente. Procurem o centro de aúde e peçam para a equipe conferir o cartão e administrarem as vacinas faltantes. São vacinas que previnem contra doenças potencialmente graves. Além das vacinas, não deixem de orientar os adolescentes em relação a hábitos saudáveis de vida incluindo sexo seguro, alimentação saudável (prevenir obesidade) e para evitarem o uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas.