Conheça a associação que oferece gotas de solidariedade e muda vidas no Taquaril

Era verão. O fogo se espalhava rapidamente pela floresta. Os animais começavam a fugir, mas um fato chamou a atenção: o beija-flor seguia na direção contrária e levava gotas de água no bico, na intenção de apagar o incêndio. Elefantes, leões, girafas ficaram surpresos com tanta persistência e se perguntavam: “Como o beija-flor pretende resolver um problemão desses, com essas poucas gotículas”? Tamanho esforço contagiou a bicharada, eles decidiram ajudar a apagar as chamas juntos, cada um à sua maneira, e o incêndio foi controlado.

Essa parábola chama a atenção para o quanto a motivação e a união pelo bem comum podem solucionar vários problemas. E pode ser aplicada para uma iniciativa que surgiu há 10 anos no bairro Taquaril. É a associação Gosta Social.

Olha o Cloves resgatando um animal pra adoção. Foto: Divulgação

Segundo o fundador, Cloves Furtado, a entidade é composta por voluntários, sobrevive de parcerias, doações e, mesmo com dificuldade, oferece aos moradores atendimento jurídico gratuito, alimentos e, assim como na parábola, se preocupa com a vida animal. “Regatamos pets da rua e encaminhamos para a adoção. Implantamos 6 comedouros e bebedouros na porta da casa de moradores voluntários que se responsabilizam pelo cuidado diário de cães e gatos”, conta.

Há dois meses a associação começou a oferecer o curso de formação de cabeleireiros para duas turmas. O material dos 24 alunos e o professor foram oferecidos por doadores solidários. “Este ano ainda vamos oferecer aulas de artes marciais, dança e apoio à terceira idade”, lembra Cloves.

A história da associação

O ano era 2011. Para entrar na disputa de obras do Orçamento Participativo, os moradores do Taquaril precisavam se inscrever com um nome oficial. Foi aí que o Cloves sugeriu o nome, Agotas (Associação Grupo Organizado de Trabalho e Associação Social). Pouco tempo depois surgiu o projeto Gota Social. No início o Cloves fazia e enviava currículos dos moradores para vagas de trabalho. Foram surgindo demandas de cestas básicas e de auxílio às necessidades da comunidade.

Cada voluntário é uma gota da associação. Foto: Divulgação

De ‘gota em gota’ vários moradores foram beneficiados e a vida de muitos deles mudou. O Gota Social foi escrevendo uma linda parábola nas páginas do livro da história do Taquaril. Voluntários foram se unindo ao beija-flor Cloves. Eles passaram a se dedicar ao próximo, com atitudes que fizeram muita gente vencer os obstáculos do dia-a-dia. E essa história não acabou. Ainda promete vários finais felizes.

Ficou curioso? Quer fazer sua doação? A associação fica na Rua Antão Gonçalves, na Praça Che Guevara, no Taquaril.

Conhaça através de links a Associação (#ConheçaoGotaSocial ), ( #ProjetoGotaLuz ), ( #ProjetoMãosqueAlimentam ), (#ProjetoGotadeEsperança ), (#Correntedobempelosanimaisabandonados ), (#ProjetoEsportivoGotinha )

Faça contato com o Cloves no (31)98465-5894.

Imagem em destaque: Projeto Gota Social.