Conheça as cachoeiras, trilhas e o Canyon da Serra dos Alves

A serra dos Alves é uma é uma formação geológica, distante 45Km de Itabira, na região Central de Minas. É um dos locais com mais atrativos naturais de toda a região e um dos divisores de águas entre as bacias do rios São Francisco e Doce. É na Serra dos Alves que nasce o rio Tanque, com suas várias cachoeiras, destacando-se o Canyon do Marques, que convidam para uma grande aventura.

Na serra dos Alves encontra-se uma pequena comunidade com 33 casas de pau-a-pique, ao redor da capela de São José. Há na frente da capela um cruzeiro de aproximadamente 6m com adereços que representam o martírio de Cristo. A capela foi construída por volta de 1860, com características coloniais, estrutura autônoma em madeira e vedação em adobe e pau-a-pique sobre embasamento em pedra.

O povoado de Serra dos Alves surgiu por volta de 1850 quando os bandeirantes começaram a explorar ouro e cristais na região. Os resultados da exploração ordenada pelo governo português na serra dos Alves não eram significativos, dando então, a origem rural do distrito. O nome da localidade se deve ao fato de que a primeira família a se instalar no povoado foi a dos Alves.

O turismo vem surgindo como alternativa econômica, mas ainda acontece de maneira tímida. O local vem sendo descoberto e divulgado através do boca a boca. A região é dotada de relevo, matas, e o belíssimo Canyon Marques, além da beleza cênica do local, encontram-se ali algumas cachoeiras e trilhas para caminhadas, sendo que muitas dessas trilhas levam algumas horas para serem feitas. Serra dos Alves também faz parte do eixo da Estrada Real, isso tem atraído até mesmo turistas estrangeiros que buscam passar pelos caminhos históricos.

Fonte: wikipedia