Conheça o bairro da Leste que começou a partir de um colégio

O Colégio Batista fica na região Leste, bem na divisa com a Nordeste, e tem esse nome por causa da escola, fundada em primeiro de março de 1918 por missionários norte-americanos. A instituição começou com uma turma de 13 alunos e hoje atende do berçário ao ensino médio. O colégio evoluiu e hoje integra a Rede Batista de Educação, com unidades em outros bairros da capital, em Betim, Ouro Branco, Sete Lagoas e Uberlândia.

O que muitos não sabem é que a região pertencia ao bairro Floresta, mas como a comunidade se referia ao local sempre como Colégio Batista, a Prefeitura de Belo Horizonte reconheceu o nome como tal, na década de 90. Bem antes disso, na primeira metade do século passado, o bairro foi ocupado por operários que ajudaram na construção de Belo Horizonte.

A proximidade com o centro da cidade favoreceu o povoamento do Colégio Batista, que passou a ser uma das primeiras áreas da capital a receber moradores, assim como o Santa Tereza, Santa Efigênia e Lagoinha.

O bairro é essencialmente residencial. É urbanizado, tem ruas limpas, e praças bem cuidadas,como a Praça da Lavadeira, e conta com uma rede de comércio variado.

A Praça da Lavadeira é opção de lazer para a família inteira

Com a palavra, um ilustre morador!

Gabriel Rodrigues é jornalista da Record TV. Baiano de Itapetinga já é belorizontino de alma, coração, colher e garfo! Aqui ele fez amigos, é um grande admirador da nossa culinária e presença certa na cena cultural da região Leste. Gabriel escolheu o Colégio Batista para morar e não se arrepende. Leia o depoimento dele.

Gabriel escolheu o Colégio Batista para morar. Foto Gabriel

“Há quase 5 anos fui transferido para Belo Horizonte e inicialmente fiquei por 15 dias na casa de uma amiga no bairro Salgado Filho, na região Noroeste. Durante esse tempo procurei por um apartamento nas proximidades do meu trabalho, no bairro Floresta. Ao visitar o Colégio Batista não tive mais dúvida! A região me oferece tudo que é preciso: restaurante, mercado, farmácia, sacolão, banco, hospital… sem falar que fica coladinho no centro, da até pra ir a pé! O bairro é extremamente seguro, com rondas da Guarda Municipal e também da Polícia Militar além da presença constante da Polícia Civil, graças a existência da Central de Flagrantes da rua Pouso Alegre.

Calmo, com pequenas praças onde é possível levar os pets pra passear e fazer atividades físicas. Bairro com alto número de famílias, idosos e  bem silencioso também. Pra mim os únicos pontos negativos são o preço dos aluguéis e as ladeiras, mas como nada é perfeito, no fim das contas compensa é muito viver aqui. Consigo fazer tudo pelas bandas da região Leste da capital! Aqui encontro a minha felicidade!”.

Fonte de informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A9gio_Batista_(Belo_Horizonte)#:~:text=Col%C3%A9gio%20Batista%20%C3%A9%20um%20bairro,1918%2C%20se%20situar%20no%20local.