Conheça um dos menores e mais novos bairros da região Leste

O Jardim Pirineus é um dos menores e mais novos bairros da região Leste. Surgiu no final da década de 1990 e, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte, tem menos de mil habitantes. Faz divisa com o Taquaril, Jonas Veiga II, Castanheiras e com a Mata do Baleia.

Berton é um dos primeiros moradores. Foto Berton

O servidor público Berton Pereira Pigo afirma que é o segundo morador a se mudar para o Jardim Pirineus. Chegou em 1999 e vive com a esposa e os dois filhos. “O primeiro morador foi um delegado. Ele me ajudou no começo de tudo, fornecendo água para que pudesse construir minha casa”, relembra.

O bairro, segundo Berton, tem uma extensa área verde, margeada por uma pista de caminhada e outra de ciclovia, até o Taquaril. O percurso, com aproximadamente 2Km, é margeado pela estrada velha de Nova Lima, conhecida como Avenida Country Clube de Belo Horizonte.

Trecho da Avenida Country Clube. Fonte Google Maps

Berton destaca a vida sossegada, o trânsito tranqüilo, mas gostaria de ver a expansão do comércio e melhorias no transporte público. “Hoje só temos o ônibus 9030 (Castanheiras/Centro). Precisamos de mais uma linha de ônibus”, defende.

Retorno da BHTrans

A linha 9030 (Castanheiras/Centro) atende à demanda do bairro Jardim Pirineus, passando ao longo de toda a Av. Country Clube de Belo Horizonte. Qualquer estudo ou planejamento de novo atendimento é debatido e discutido com a comunidade por meio de reuniões da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT), que tem seus representantes eleitos pela população. As reuniões são abertas a toda pessoa interessada em participar, acompanhar e colaborar com as decisões importantes para sua comunidade. Por causa da  pandemia, as reuniões estavam acontecendo pela internet, por videoconferência. Nesse período eleitoral, por força da legislação, as reuniões foram suspensas, mas assim que retornarem, as informações estarão disponíveis no portal www.pbh.gov.br/bhtrans.