Copa do Brasil aumenta rivalidade entre Atlético e Flamengo

Começam na quarta, dia 20, as semifinais da Copa do Brasil 2021 com os confrontos entre Atlético x Fortaleza e Flamengo x Athletico-PR. Parte da crônica esportiva do país volta a apontar o favoritismo de Atlético x Flamengo para chegarem à decisão, assim como aconteceu nas semifinais da Liberadores, onde só o Flamengo chegou à final e o Atlético acabou eliminado pelo Palmeiras, mesmo sem perder um jogo sequer na competição sul-americana. Só que na Copa do Brasil o regulamento não prevê o gol fora de casa como critério de desempate. Com isso, os jogos de ida e volta ganham um ingrediente diferente da Libertadores e fazem que as equipes proponham mais o jogo.

Para o Atlético, que por sorteio fará o primeiro jogo em casa, a missão será vencer no Mineirão com um bom saldo de gols. Para isso vai se arriscar mais, situação que reforça o favoritismo do time comandado por Cuca que tem características bem ofensivas. Na outra partida, o Athletico-PR recebe o Flamengo em casa, no primeiro confronto, e terá que fazer um jogo mais estratégico para barrar a força do ataque carioca, que com certeza, diante do calendário apertado de jogos que tem pela frente, vai tentar um resultado para lá positivo na tentativa de aliviar a pressão sobre a segunda partida, no Maracanã, já na próxima semana.

Atlético e Flamengo têm travado uma batalha psicológica fora de campo quando o assunto é Campeonato Brasileiro. A disputa pelo título está praticamente restrita às duas equipes e o tema com certeza vai se estender para a Copa do Brasil também. Neste cenário, se os dois times chegarem à decisão da Copa do Brasil, as partidas finais serão as batalhas finais que podem determinar a melhor equipe do país na temporada. As duas partidas da final estão agendadas para 8 e 12 de dezembro, após o fim do Brasileirão.  Vale lembrar que antes deste fechamento da temporada há pelo menos um confronto direto entre os times agendado para o dia 30 de outubro, pela 29ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, que pode ser vista como uma final antecipada do campeonato, mesmo falando de uma competição de pontos corridos.

O ano de 2021 é realmente mágico para os dois times. Começando pelo Flamengo, o time carioca tem a chance de chegar ao fim do ano com os 4 troféus que disputa na temporada. Já levou a taça de campeão carioca. Pode ser campeão da Libertadores no dia 27 de novembro, no confronto contra Palmeiras em jogo único, em Montevidéu, no Uruguai. Pode ser campeão brasileiro se conseguir tirar a diferença de pontos que o Atlético tem na liderança e ainda pode ficar com a Copa do Brasil pela quarta vez. Seria a temporada perfeita e a melhor de todos os tempos no futebol brasileiro. Para o Atlético, 2021 pode ser o ano de reconquistar o Brasileirão depois de 50 anos na fila, e levar a Copa do Brasil pela segunda vez, fechando a temporada com a tríplice coroa já que conquistou o campeonato Mineiro.

Voltando à Copa do Brasil, Fortaleza e Athetico-PR podem se aproveitar deste momento de euforia e disputa acirrada entre Atlético e Flamengo para surpreenderem e chegarem à final. O Fortaleza faz uma temporada extremamente estável e forte. Foi campeão estadual e no Brasileirão está terceiro, sendo a única equipe que venceu o Atlético, no Mineirão, em 2021, na abertura do campeonato. Já o Athletico-PR, além de estar na semifinal da Copa do Brasil fará a grande final da Copa Sul-americana, dia 20 de novembro, contra o Bragantino. No Brasileirão tem uma campanha regular, mas pode surpreender o Flamengo neste confronto direto ao fazer o primeiro jogo em casa.  Vale lembrar que a Copa do Brasil de 2019 foi conquistada pelo time paranaense em cima do favoritíssimo Internacional. Bora aguardar estes confrontos das semifinais. A única certeza é que teremos quatro grandes jogos.

Twitter @armandoBH69

Imagem em destaque: Agência Brasil – EBC.