Cruzamento tira o sossego de moradores e comerciantes do Paraíso

Não é de hoje que moradores e comerciantes do bairro Paraíso reclamam de um cruzamento perigoso entre as ruas Doutor Micaelli e Joaquim Ramos. São constantes os acidentes no local e o problema e a comunidade vive sem sossego.

Moradores perderam a conta dos acidentes. Foto: Glayson Martins

Há um ano e meio o comerciante Eduardo Diogo instalou um comércio bem perto do cruzamento. Ele reclama que perdeu a conta de quantos acidentes já presenciou no local. “A maioria envolve motoqueiros. Eles descem embalados no asfalto liso e desgastado da rua Joaquim Ramos”.

De acordo com o comerciante, a BHTrans enviou técnicos ao local há cerca de quatro meses. Mas, segundo Diogo, nada foi feito. “Talvez se fosse implantado quebra-molas nas duas esquinas da rua Doutor Micaelli, se fosse readequada a colocação das placas de ‘Pare’ e se os motoristas fossem mais conscientes a situação poderia melhorar bastante”, sugere Diogo.

Posicionamento da Prefeitura de BH

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informa que, após vistoria, ficou constatado que a rua Dr. Micaelli possui um trecho em declive com revestimento asfáltico em boas condições. Além disso, é uma via de tráfego local com velocidade diretriz de 30 km/h e com a sinalização adequada, o que afasta a hipótese de se relacionar os acidentes com a qualidade do asfaltamento.

A BHTrans esclarece que a rua Dr. Micaelli, na aproximação com a rua Joaquim Zenir Leite, é dotada de sinalizações na vertical – placas de parada obrigatória –  e horizontal –  pintura no solo –  com a inscrição “Pare”, nos dois sentidos de circulação. Essas sinalizações indicam o ordenamento da circulação no cruzamento, sendo a rua Joaquim Zenir Leite preferencial em relação à rua Dr. Micaelli.

Sendo assim, quem estiver trafegando pela rua Dr. Micaelli deve seguir as indicações das sinalizações existentes e realizar a parada obrigatória. Da mesma forma, os motoristas que trafegam pela rua Joaquim Zenir Leite, mesmo tendo sentido preferencial de trânsito, devem ter atenção ao passar pelo local.

Vale ressaltar que a adoção de medidas de segurança, como a redução da velocidade, o respeito à sinalização e às regras de trânsito, além do cuidado com os pedestres, é fundamental para a segurança de todos, já que a imprudência é uma das principais causas dos acidentes de trânsito.

Mesmo assim, a BHTRANS vai realizar uma vistoria técnica no cruzamento para verificar a necessidade de manutenção nas sinalizações, tanto as placas quanto as pinturas.