Cuide do seu dinheiro, da sua carteira e se livre de uma situação de risco

Cuidado ao andar nas ruas. Com o uso mais constante do cartão de débito ou crédito, menor ou nenhuma quantia de dinheiro devemos ter na carteira. Queira ou não, em algum momento iremos nos distrair com alguns objetos de desejos que fazem com que paremos à frente de uma vitrine e ali ficamos absortos em um celular, roupa, sapato, etc.

Este momento de distração pode ser onde iremos ficar sem algum objeto de valor que carregamos. Bolsa, mochila, relógios, celular, carteira, por aí vai. Como podemos nos precaver contra uma investida de um ou, possivelmente mais infratores?

Só retire alguma quantia no caixa eletrônico se estritamente necessário, senão irá se tornar uma vítima preferencial. Caso tenha fila, ao digitar a senha e sacar a quantia, aproxime-se o máximo que der do teclado, tampando-o para evitar que aquele que estiver atrás não perceba e veja o que está ocorrendo e se está retirando uma grande quanta em dinheiro.

As transferências online são muito mais seguras e praticamente em todo o comércio ele é aceito. Se mesmo assim, ainda retirar algum valor, nunca conte dinheiro em público, seja o mais discreto possível. Se for possível, separe em vários maços e coloque em diversos locais da roupa.

Alguns idosos gostam de ir receber em dinheiro vivo no banco a sua aposentadoria. Alguém da família, mais novo deve acompanhá-lo. Alertá-lo também sobre alguns golpes que podem acontecer contra ele e para não acreditar em quem não conhece que se aproxima para conversar. Tome cuidado.

As mulheres que sempre estão com uma bolsa à tiracolo, devem transportá-la, na sua frente e embaixo dos seus braços, dificultando o acesso de qualquer um e que esteja totalmente fechada. Evite ter alguma corrente no pescoço ou alguma outra jóia no corpo e muito menos falar ao celular enquanto caminha. Poderá ser abordada e o objeto de valor arrancado abruptamente.

Se mesmo assim, tomando todas as precauções, for vítima de um roubo, mantenha a calma dentro do possível, entregue o que estiver nas mãos, e fique livre desta situação constrangedora o mais rápido possível. Imediatamente se comunique com a polícia fornecendo as características dos autores, vestimentas,para que lado foram e onde ocorreu o fato. Previna-se e não seja mais uma vítima.

Instagram: @elsonmatosdacosta