Decisões na Copa do Brasil, Libertadores e Mineiro

A semana será movimentada para os times mineiros em todas as competições do futebol masculino que estão em andamento e teremos a chance de entender o potencial de cada um para o restante da temporada. Cruzeiro e Tombense jogam a sequência na Copa do Brasil. O América também vai decidir se entra na fase grupos da Libertadores ou se seguirá para a Copa Sul Americana. O Atlético foca apenas no campeonato Mineiro e joga no fim de semana para reafirmar a hegemonia no futebol regional.

Na quarta-feira o Cruzeiro vai até o interior do Maranhão encarar o Tuntum Esporte Clube, time com apenas 9 meses de profissionalismo e que ganhou a Copa Federação Maranhense de 2021 e por isso chegou à Copa do Brasil. Na primeira fase da competição nacional o Tuntum eliminou Volta Redonda, do Rio de Janeiro e agora encara o Cruzeiro. Nesta fase da Copa do Brasil a disputa é com um jogo único. Quem vencer fica com a vaga e se houver empate a decisão será nos pênaltis.

O Tombense também vai ao Maranhão encarar o Moto Club, na capital São Luís. A equipe maranhense eliminou a Chapecoense na primeira fase da competição e o Tombense despachou Icasa, do Ceará, com um empate em 0 a 0. O jogo pela segunda fase segue a mesma regra da partida do Cruzeiro, jogo único, quem vencer fica com a vaga.

No campeonato Mineiro o Cruzeiro, já classificado para as semifinais, joga no fim de semana contra o Patrocinense, fora de casa, ainda lutando pela primeira colocação na primeira fase. O Tombense também joga no próximo sábado, contra o América, para confirmar a vaga no Troféu Inconfidência, disputa que reúne do quinto ao oitavo colocados no Mineiro 2022.

Para o América, estreante na Libertadores, o desafio será gigante. Encara o Barcelona de Guayaquil, no Equador, na terça, dia 15.  A primeira partida, em BH, ficou no 0 a 0, e para seguir na competição e chegar na fase de grupos o América precisa da vitória. Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis. Se for eliminado o time mineiro vai disputar a Copa Sul Americana.

O Atlético, que já faturou uma taça em 2022 com a conquista da Supercopa do Brasil, em cima do Flamengo, joga no sábado, contra a Caldense, para confirmar a melhor campanha no campeonato Mineiro 2022. O atual bicampeão precisa de apenas um empate para confirmar o primeiro lugar. O time vive a expectativa do sorteio da fase de grupos da Libertadores que será apenas no dia 25 de março.

A fase final do estadual vai colocar em jogo duas equipes da capital e duas do interior, Atlético, Cruzeiro, Athletic e Caldense, repetindo o que aconteceu em 2020 quando Tombense e Caldense também jogaram as semifinais, ao lado de Atlético e América, deixando o Cruzeiro fora da fase de mata-mata. Desta vez foi o América, entre os três grandes da capital, que ficou de fora da disputa, abrindo o caminho para a sensação da temporada estadual, o Athletic Club de São João del Rei e a Caldense, tradicional força do sul de Minas. Bora ficar de olho nas disputas com os mineiros em campo.

Twitter @armandoBH69

Imagem em destaque: Estêvão Germano/América.