Desafio Radar Leste BH: que visitar os pontos turísticos de BH em um dia?

Para conhecer todos os atrativos de Belo Horizonte, é necessário mais de um dia. Mas, se você tem apenas um dia disponível, aqui está uma sugestão de roteiro para se ter uma boa ideia da cidade. Este roteiro inclui visitas dentro das regiões Central, Sul, Norte e foi organizado tendo o Circuito Cultural Arte e Conhecimento da Praça da Liberdade como ponto de partida.

Praça da Liberdade

A praça da Liberdade é um símbolo de valores culturais, históricos e políticos para belo-horizontinos e mineiros. Além da praça, você pode conhecer os prédios onde funcionavam as Secretarias de Estado, como o Memorial Minas Gerais Vale, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e admirar a arquitetura do Edifício Niemeyer. A área abriga o Circuito Cultural Praça da Liberdade, que possibilita o resgate e a preservação da história de Minas.

Praça do Papa

Situado na região Centro-Sul, o bairro das Mangabeiras é um dos interessantes atrativos de Belo Horizonte. Tanto é visitado por turistas quanto frequentado pelas pessoas da cidade. Surgiu aos pés da Serra do Curral e nas proximidades do Palácio das Mangabeiras, residência oficial dos governadores do Estado. A praça Israel Pinheiro foi estrategicamente escolhida para abrigar o altar no qual João Paulo II celebraria a missa para os mineiros, em 1980. No ponto mais alto da praça encontra-se uma escultura do artista Ricardo Carvão Levi, em homenagem à visita do papa à cidade e marcando o local da celebração.

 Na passagem pela Avenida Afonso Pena

Praça Tiradentes – monumento a Tiradentes – altura do número 2.149

Palácio das Artes – número 1.537

Parque Municipal – logo após o Palácio das Artes

Matriz de São José, altura do número 941 Praça Sete – altura do número 737

Pampulha

É na Pampulha que o visitante encontra um dos lugares mais agradáveis da cidade: o Complexo Turístico da Pampulha. Ali, no entorno da famosa lagoa, estão o Museu de Arte da Pampulha, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Iate Tênis Clube, a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte – Zoológico –, o Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão –, e o Estádio Jornalista Felipe Drummond – Mineirinho.

Fonte:http://www.descubraminas.com.br/Turismo/Roteiro.aspx?cod_roteiro=1