Dia do psicólogo: valorize o profissional que cuida da nossa alma!
Todos temos desafios a enfrentar ao longo de nossas vidas, parece que esse é um dos motivos de estarmos aqui nesse planeta. A forma como lidamos com as nossas dificuldades e os nossos desafios pode dizer de como lidamos com nossa vida, pessoal e profissional.
Todas as profissões têm desafios a serem enfrentados. A profissão do psicólogo não é diferente, pois lidamos com a alma humana e cada um é único. Penso que, para nós psicólogos, aprender a lidar com nossa própria humanidade interna, cheia de incertezas, alegrias e tristezas, medos e todos os sentimentos e emoções que fazem parte do ser humano, além de buscar a harmonia com tudo o que somos, e ainda, estar com o outro com imparcialidade, pronto para escutar o universo da humanidade do outro, é uma tarefa que requer muito preparo através da busca do nosso próprio autoconhecimento, autoaceitação e autopercepção e assim estarmos prontos para o outro. Para mim, a profissão do psicólogo parece ser um chamado da alma, em busca da conexão consigo mesmo e com o outro.
Escutar o outro é um desafio que pode ser aprendido por todos. Escutar vai além de apenas ouvir. O ouvir faz parte do interpretar a comunicação. Escutar requer atenção, entrega, percepção, silêncio interno, empatia que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sem julgamento da experiência alheia. Essa é uma virtude que todos nós deveríamos aprender para evitar e acabar com tanto barulho externo que traz tanta dor e transtorno.
Você não precisa ser um psicólogo para aprender escutar, todos podemos treinar nossa mente para aprender a escutar. Estamos vivendo um momento onde as pessoas estão com dificuldades para escutar. Experimente escutar mais, além de apenas ouvir, coloque sua atenção na fala do outro, sem julgamentos porque quando julgamos, fazemos isso baseado em nós, em nossos parâmetros que pertencem apenas a nós e não ao outro. Isso não quer dizer que não podemos dar nossa opinião no momento adequado, de forma pacífica, sem julgar ou impor.
Aprender a escutar é um ato de compaixão, é fazer pelo outro o que tanto nos preenche de alegria e gratidão quando alguém nos escuta com atenção, e tem empatia pelas nossas necessidades naquele momento. Isso traz confiança, esperança, calma, harmonia e paz, tanto para quem fala quanto para quem escuta. Observe como você se sente quando alguém te escuta! Escute mais!
“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann W. Goethe
Imagem em Destaque: Paul Simon.