Doe sangue; a Fundação Hemominas precisa de você para salvar vidas

Com a campanha “Somos todos do mesmo Sangue”, hemocentros de todo o País se uniram dia 25 de novembro, no Dia Nacional do Doador de Sangue. A data passou, mas é muito importante destacar a importância desse gesto se tornar constante, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

A Hemominas precisa de você. Doe sangue. Foto Pixabay

Doações

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Agende sua doação

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Para mais informações, acesse o site da Fundação Hemominas.

Conheça as condições e restrições para doação de sangue.