Engenheiro da Cemig ensina como economizar energia na pandemia

Que a pandemia do coronavírus mudou nossos hábitos e nos obrigou a ficar mais em casa todo mundo sabe. O que estamos descobrindo é que o isolamento trouxe reflexos para o nosso bolso. Um exemplo é a tarifa de energia elétrica. Muita gente se assustou com o valor da conta de luz. Saiba como economizar com as orientações do Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig.  

Thiago Barbosa, engenheiro da Cemig (foto Cemig)

Radar Leste BH: o que fazer para usar usar racionalmente a energia elétrica nesta época?

Quem pode sair somente para o necessário acabará passando mais tempo em casa. É aí que nós entramos, com dicas para evitar o consumo excessivo de energia nesse período. Fazendo uso consciente da eletricidade você desenvolve hábitos sustentáveis e contribui para o abastecimento de energia para todos durante esse período. Segue um material em forma de infográfico, mostrando o consumo de energia em cada cômodo da casa.

http://www.cemig.com.br/sites/Imprensa/pt-br/Paginas/07.04.20-economia-em-tempos-de-isolamento.aspx

 Radar Leste BH: quais são os vilões do consumo de energia e que, com a pandemia, tornaram-se mais nocivos ao bolso do consumidor?

O chuveiro merece uma atenção especial. A recomendação para economizar energia com esse equipamento é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição “verão”, o que reduz a potência em 30% e faz uma grande diferença na conta de energia.

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do “abre e fecha” ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês. É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e consequentemente aumenta o consumo. Cuidados como esses podem colaborar para a economia no final do mês.

Como muitas empresas estão adotando o sistema de home office para preservar seus trabalhadores, as famílias precisam ficar atentas ao consumo de computadores e periféricos. Ao se ausentar por curto período de tempo, o monitor deve ser desligado. Outros componentes, como impressoras e caixas de som também devem ficar desligados, quando o computador não estiver sendo utilizado.

Aparelhos ligados em stand by também consomem energia, por isso, sempre que possível tire os equipamentos da tomada. Ao deixar um ambiente, desligue a luz e abra bem janelas e cortinas para deixar a luz natural entrar.

Radar Leste BH: a Cemig disponibiliza um site ou outro canal de comunicação para orientar o consumidor sobre como economizar energia?

Sim, essas orientações podem ser obtidas na página do Programa de Eficiência Energética da Cemig. O programa é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem o objetivo de aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade, como substituição de lâmpadas ineficientes em escolas e hospitais por lâmpadas de LED e substituição de geladeiras obsoletas por modelos mais econômicos em residências de famílias de baixa renda. Confira mais informações em 

http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/Eficiencia_Energetica/Paginas/Default.aspx