Esplanada: o bairro da Leste que ainda guarda um ar interiorano

Chegamos ao Esplanada. O bairro, que bem perto da região Central, ainda guarda um ar de cidade do interior. Os bairros mais próximos são o Pompéia, Santa Efigênia e São Geraldo.  Quem conta a história desse cantinho da região Leste de BH, que tenta conservar as características originais, é o morador Roberto Resende.

O Esplanada herdou o nome de uma das vilas que haviam no local, na primeira metade do século passado. A outra vila, a Independência, e as demais nas redondezas, pertenciam à ex-colônia Bias Fortes. Era uma época em que se podia pescar no ribeirão Arrudas, havia poucas casas e o verde da natureza dava outro colorido à região. O Esplanada foi declarado bairro legalmente em 1977, pela Lei 2710.

Famílias que ajudaram a dar origem ao Esplanada continuam por lá. Mas, a especulação imobiliária tem provocado uma renovação do perfil de moradores. Muitas casas antigas e terrenos desocupados têm dado lugar à construção de prédios residenciais, comerciais e a lojas. A principal via do bairro é a avenida 28 de setembro. Lá se concentra a maioria dos bares, padarias e as farmácias, entre outros serviços. A praça Santa Rita, que fica na parte central do bairro está bem conservada, arborizada e, antes da pandemia, recebia vários eventos culturais.

Praça Santa Rita, na área central do bairro Esplanada (foto Roberto Resende)

A URS Saudade (Unidade de Referência Secundária), localizada na Avenida 28 de Setembro, foi fundada em 1964. Funcionou em outros locais até se estabelecer no Esplanada. Oferece atendimento público de saúde com consultas em várias especialidades com médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

Andradas com Silviano Brandão, uma das vias de acesso ao bairro (foto Roberto Resende)

As principais vias de acesso são as avenidas Silviano Brandão e dos Andradas. As linhas de ônibus que atendem o bairro são 9502(São Francisco-São Geraldo), 9202(Pompéia-Jardim América), 9250(Caetano Furquim-Nova Cintra) e 901(Circular Leste).