Estados Unidos mantêm restrições a entrada de brasileiros

Eu pensei que essa semana iria anunciar aqui a abertura da fronteira dos Estados Unidos com o Brasil, mas, calma viajantes, ainda não será dessa vez.

Foram muitas as notícias a respeito do tema nos últimos dias, desde que começou a circular na internet um documento sobre a exclusão das restrições de entrada em território americano que, até então eram aplicadas aos passageiros vindos de diversos destinos, como China, Irã, países do tratado de Schengen na Europa, Reino Unido, Irlanda do Norte e Brasil.

O que de fato aconteceu e entrou em vigor no dia 14 de setembro foi o fim da obrigatoriedade dos voos originados nesses países serem direcionados a um dos 15 aeroportos americanos equipados com centros de triagem e de saúde.

Agora, as aeronaves que chegam desses países podem aterrissar em qualquer aeroporto americano e não haverá mais inspeção rigorosa de saúde aos passageiros. O governo optou por campanhas de educação.

Isso vale para os brasileiros, mas somente para aqueles que tenham permissão de entrada nos Estados Unidos, ou seja, para quem é cidadão americano, para quem tem green card ou visto de residente.

Com isso, venho confirmar que o turismo ainda não está liberado. Essa decisão cabe, exclusivamente, ao Presidente americano Donald Trump. Mas, acredito que essa flexibilização é um primeiro passo em direção a reabertura definitiva das fronteiras. Pode ser que ela aconteça na semana que vem ou no próximo mês, estou na torcida e sempre antenada.

Para os apressados, preciso dizer que há sim uma maneira de entrar nos Estados Unidos atualmente. Você precisará de tempo. Muitos brasileiros estão passando 14 dias de quarentena no México (que não tem restrição de entrada nos EUA), para de lá entrar em solo americano.

O fato é que as notícias da última semana animaram a comunidade viajante e muitos estão aproveitando as passagens promocionais para o fim do ano ou para o ano que vem para retomar os planos de viagem.

Me encontre também no Instagram @akemiduarte ou no meu canal youtube.com/omundoelogoali