Europa estuda criação de ‘passaporte da vacina’, mas Coronavac fica de fora

O parlamento europeu aprovou no dia 29 de Abril um projeto para a criação de um certificado, uma espécie de ‘passaporte da vacina’, que permitirá a circulação de pessoas entre os 27 países da União Europeia. O texto segue agora para o Conselho Europeu e o objetivo é que o documento já entre em vigor em junho, quando começa o verão na Europa, para estimular o turismo.

O projeto foi aprovado por 540 votos a favor, 119 contra e 31 abstenções. Esse “passaporte” ganhou o nome de Certificado Verde Digital. O documento será emitido pelo país de residência do cidadão e vai conter informações como: dados sobre a vacinação, exames de Covid que a pessoa já fez, período de infecção pelo vírus (caso ela tenha sido contaminada) e ainda um código com uma assinatura digital para proteger contra falsificações.

A polêmica, que já está causando burburinho entre os viajantes, é que o passaporte só vai incluir as vacinas das quatro fabricantes já autorizadas pelo bloco: AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen. A Coronavac, mais utilizada no Brasil no momento, ficou de fora. A decisão sobre vacinas de outros fabricantes poderá depender da autorização individual de cada país.

A situação tem gerado embates entre os diversos governos que precisam do retorno do turismo para salvar suas economias. Negando o acesso às pessoas vacinadas contra a chinesa Coronavac, por exemplo, o bloco estaria perdendo capital de milhares de turistas orientais que desembarcam no continente europeu anualmente.

Lembrando que a Coronavac não é reconhecida pela agência Européia, mas é aprovada para uso emergencial pela Organização mundial da Saúde e tem trazido ótimos resultados no nosso país.

Parece que, no momento, o interesse é garantir a livre circulação dos europeus e não dos turistas de fora do bloco. As discussões vão continuar até junho e a gente segue de olho. Mas, fato é que o turismo nunca mais será o mesmo depois da pandemia. E, muito provavelmente, quando voltarmos a viajar para fora, teremos de levar mais um documento na bagagem.

Você me encontra no Instragram @akemiduarte ou no meu canal youtube.com/omundoelogoali