Falta de luz prejudica usuários do metrô e moradores do Santa Inês

Você pode até não acreditar, mas este breu que a foto mostra é o túnel que liga a estação Santa Inês do Metrô à Rua Timóteo, no bairro Santa Inês. Mais difícil compreender é que está desse jeito há cerca de quatro meses, desde que vândalos furtaram os cabos de energia.

O breu traz vários riscos para os usuários. Foto Antonio Paulino

Quem denuncia é o líder comunitário do bairro, o senhor Antônio Paulino. Ele reclama que, em função da falta iluminação, aumentaram a insegurança dos pedestres e os riscos. Dias atrás uma senhora levou um tombo no túnel e o SAMU teve que ser acionado pra prestar socorro. Senhor Antônio afirma que foi oito vezes até a estação pedir providências. Mas, nada foi feito até agora.

Resposta da CBTU

A CBTU-BH esclarece que registrou ocorrência de vandalismo seguido de roubo de cabos, bem como de demais materiais, que serviam para compor o sistema de iluminação do túnel que liga a estação Santa Inês à rua Timóteo, no mesmo bairro. O cabeamento foi cortado e inteiramente retirado do local por vândalos que agiram em prejuízo de toda a população que circula pelo local.

Para recompor todo o sistema de iluminação vandalizado, a CBTU terá que realizar processo de contração por meio de licitação pública. O processo de contratação já foi iniciado e seguirá os trâmites normais aplicados às contratações públicas.

Prejuízo para todos: A CBTU Belo Horizonte gasta cerca de R$ 50 mil a cada ano na recuperação de estruturas vandalizadas, incluindo sistemas de iluminação, janelas, bancos, troca de extintores, conserto de bilheterias e estruturas físicas depredadas.

A Central de Atendimento do Metrô está disponível para denúncias, reclamações e sugestões, através do número: (31) 3250-3901 ou do email falemetrobh@cbtu.gov.br. A Companhia conta ainda com o SMS Denúncia (31) 99999-1108, que permite ao passageiro enviar mensagens de celular, diretamente, para as equipes de segurança do Metrô. O custo é o de um SMS comum.