Final única e prazo curto mexem com o Mineiro 2022

A partir de terça-feira, dia 25, começa o Mineiro Sicoob 2022, um dos mais tradicionais campeonatos regionais do País. Será um tiro curto, bem rápido. Pouco mais de 2 meses competição com 76 jogos, já que o calendário de 2022 será acelerado por causa da Copa do Mundo do Catar, que será disputada entre novembro e dezembro. A final do estadual está marcada para o dia 3 de abril.

O regulamento da competição sofreu uma pequena alteração que vai colocar um tempero muito especial na disputa. Teremos uma fase classificatória, com 12 times, em turno único, onde os quatro melhores se classificam para as semifinais que serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois melhores se garantem na grande final única. Isso mesmo, apenas um jogo para se conhecer o campeão de 2022.

 Com isso, aquela vantagem de se fazer a melhor campanha na fase de classificação para depender apenas de dois empates para ser campeão não existe mais. O time de melhor campanha na primeira fase tem vantagem de dois empates nas semifinais, mas na final única, com mando de campo a ser escolhido pela Federação Mineira de Futebol, se a partida terminar em empate o campeão será conhecido após disputa de pênaltis.

Entre as equipes do interior o destaque fica para o retorno do Villa Nova e do Democrata de Valadares, que estavam no Módulo 2, e da Tombense que em 2022 será um dos representantes de Minas Gerais na série B do Brasileirão, ao lado do Cruzeiro. Entre os 12 clubes temos Atlético e América na séria A do Brasileirão, Cruzeiro e Tombense na série B, nenhum representante na série C e Pouso Alegre, URT e Caldense na série D.

O Atlético deve usar uma equipe alternativa na fase de classificação e entra como o grande favorito ao tricampeonato. Se conquistar a taça, o Galo somará 47 títulos mineiros, sendo o maior vencedor. O Cruzeiro além de estar reformulando todo o departamento de futebol, depois que se tornou uma Sociedade Anônima, além de buscar 39º titulo da competição, vai tentar voltar a uma decisão. Em 2020 foi eliminado na fase de classificação e ano passado caiu nas semifinais. Já o América vai ter um campeonato misturado com a pré-libertadores. O time vai tentar 17º título da competição e quebrar um jejum de 5 anos sem a taça mineira.

Outra mudança importante é onde acompanhar os jogos. O Mineiro Sicoob 2002 está bem distribuído em várias plataformas de exibição. Globo, globoesporte.com, Sportv, Premiere, jornal O Tempo e FMF, através da plataforma futebolmineiro.tv.br, são dos detentores dos direitos de transmissão. Quem puder ir aos estádios, seguindo os protocolos de segurança de saúde para evitar a contaminação pelo Covid, vibre com o seu time, com respeito e paixão. Quem ficar em casa, curta por uma das telas os jogos que mexem com os corações dos mineiros.

Twitter @armandoBH69

Imagem em destaque: FMF.