Fotógrafo preserva a memória religiosa de dois bairros da região Leste

A memória religiosa dos bairros Boa Vista e São Geraldo está preservada. Graças ao trabalho voluntário e amoroso desenvolvido há mais de 30 anos pelo servidor público Valdeci José de Souza. Ele é responsável por registrar ordenações, casamentos, bodas de ouro e de prata, coroações e todos os eventos religiosos.

Registro feito pelo Valdeci da Semana Santa no São Geraldo

O amor pelos cliques aumentou ainda mais na década de 80 quando Valdeci estudou fotografia na Escolas de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De lá pra cá estão guardados com muito cuidado um acervo de aproximadamente 500 negativos e mais de 10 mil fotos digitais. A maioria, de momentos religiosos.

Valdeci é apaixonado pelo que faz, mas lamenta duas situações: com o avanço da tecnologia digital diminuiu a demanda pelo profissional da fotografia. Outra queixa é a pandemia. Por conta do isolamento social e pelas normas de segurança contra o coronavírus os eventos paroquiais foram interrompidos.

 

Valdeci fotografa os principais os eventos paroquiais

Se você quer relembrar um bom momento vivido em uma das duas paróquias e deseja ter uma das fotos dos eventos religiosos, pode fazer contato nas duas igrejas em que o Valdeci atua.

Paróquia São Geraldo. Rua Itaité, 530. Fone: (31) 3487-1614.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Rua Guruá, 895 – bairro Boa Vista. Fone: (31) 3488-9966.

As imagens desta reportagem pertencem ao acervo pessoal do Valcedi.