INSS retoma atendimento pessoal na próxima segunda-feira

A retomada do atendimento presencial nas agências da Previdência está prevista para 14 de setembro. Até essa data os segurados e beneficiários utilizaram os canais Meu INSS, pela internet e Central 135, pelo telefone. Essas formas de atendimento continuam com acesso livre, mesmo após a reabertura das agências.

Fique atento à nova data de atendimento presencial do INSS (foto site INSS)

A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu há cinco meses, em razão da pandemia do coronavírus. Segundo o INSS, a retomada das atividades deve ser gradual e o atendimento vai seguir o cronograma de agendamento prévio, feito pelos canais remotos.

A reabertura deve obedecer às novas normas de segurança sanitária e, para agilizar os procedimentos, foi criado o serviço Exigência Expressa. Nele, o interessado deposita em urnas colocadas na porta das agências a documentação para a conclusão da análise de requerimentos que, por algum motivo, não foi concluída por meio remoto.

O instituto iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital (Meu gov.br) e Meu INSS com o uso da câmera do celular.

Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. Cerca de 500 mil pessoas já foram selecionadas.

A prova de vida é obrigatória. Deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado.