Lixo mal acondicionado pode levar à contaminação pelo coronavírus

Genedempsey Bicalho, superintendente da SLU (foto SLU)

Na segunda parte da entrevista ao Radar Leste BH o superintendente da SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), Genedempsey Bicalho, reforça os cuidados que devemos ter com o descarte correto do lixo. É uma iniciativa que pode preservar a vida de muitos no combate ao coronavírus.

Radar Leste BH – Os funcionários da SLU trazem quais reclamações das ruas nestes tempos de pandemia?
Um dos principais desafios encontrados pelos garis é o lixo mal-acondicionado, que se rompe podendo atingir esse trabalhador, sujando sua roupa ou, em casos mais sérios, ferindo esses profissionais. Nesse período de pandemia, as equipes de varrição têm recolhido muitas máscaras descartadas indevidamente pelos espaços públicos.

Eles realizam esse trabalho utilizando uma pá, sem contato direto com o resíduo, assim como fazem com o restante do lixo que é jogado nas ruas. Todo trabalhador da SLU está usando equipamentos de segurança necessários e recebendo treinamento e material para sua proteção e auto-desinfecção. Todos os equipamentos são desinfectados duas vezes ao dia.

A Prefeitura preparou uma cartilha com informações importantes sobre o tema e utiliza todos os canais de comunicação disponíveis para orientar a população, incluindo suas próprias mídias sociais e seu portal.  Segue o link do material https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de governo/saude/2020/cartilha_pbh_mascaras_artesanais.pdf

Radar Leste BH – Qual é a recomendação principal da SLU para os belo-horizontinos, especialmente para quem mora na região Leste de BH, nestes tempos de pandemia?

Pedimos aos moradores que descartem seus resíduos, devidamente acondicionados, somente nos dias e horários determinados para a coleta na região. Resíduos volumosos não tóxicos como restos de obras, poda, pneus velhos, móveis em desuso e outros materiais dessa natureza devem ser encaminhados para uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV). Os endereços podem ser consultados em pbh.gov.br/urpvs.

Radar Leste BH – Há um link onde o morador da região Leste consiga checar o horário de coleta de lixo do bairro dele? Gostaria de inserir no final da entrevista.
 Os cidadãos podem consultar o horário da coleta de resíduos em sua rua acessando pbh.gov.br/coletadomiciliar.