Maracanã, sábado, contra o Flamengo, jogo do ano para o Galo

Mesmo no campeonato de pontos corridos há jogos que podemos chamar de decisivos. Esse é o cenário do jogo entre Flamengo x Atlético, no próximo sábado, no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada do Brasileirão 2021. Fora o confronto direto dos dois principais candidatos ao título, entrará em campo o componente psicológico de quem está acima do outro. Em campo estarão as duas melhores equipes do país e o resultado pode consolidar o caminho do Atlético em busca do título ou a reação da equipe carioca.

Antes disso, os dois times entram em campo, na quarta-feira, para buscar vaga na final da Copa do Brasil. O Atlético, mais tranquilo, com o placar favorável de 4 x 0 na primeira partida contra o Fortaleza, e o Flamengo com uma disputa mais acirrada contra o Athletico-PR já que as duas equipes ficaram no empate no primeiro jogo das semifinais. Será uma semana tensa e intensa para os dois times, mas o Atlético tem um cenário mais tranquilo.

A vantagem na classificação do Brasileirão contra do Flamengo, com 13 pontos a mais e dois jogos a mais também, faz do momento do Galo mais positivo. Se empatar a partida no Rio vai manter uma vantagem substancial contra o Flamengo e depois terá três jogos seguidos em casa, contra Grêmio, América e Corinthians. O técnico Cuca, com muita serenidade e seriedade, enxerga o momento com atenção e foco, jogo a jogo, sem o oba oba natural do torcedor que está com o grito de campeão brasileiro engasgado há muito tempo.

É fato que o torcedor atleticano está feliz, mas está escaldado. Afinal, a história do time mostra que só mesmo quando matematicamente o time não puder se alcançado a euforia tomará conta da torcida. Desde que o campeonato de pontos corridos foi criado, em 2003, este á o ano onde o clube encontra as melhores condições, dentro e fora de campo para celebrar o título.

O olhar frio para os números coloca o Galo em condições muito favoráveis para ser o grande campeão brasileiro de 2021. Faltam 11 jogos, 33 pontos em jogo. As chances de ser campeão estão em 94% para o Atlético, contra 4% para o Flamengo, 1% para Fortaleza e 1% para o Palmeiras, segundo o site infobola.com.br, do matemático Tristão Garcia.  São seis jogos em casa e cinco jogos fora. Se vencer os seis jogos no Mineirão somará mais 18 pontos e dificilmente o time não será o campeão brasileiro, ainda mais se conseguir manter pelo menos um empate contra Flamengo e Palmeiras, adversários diretos, jogando fora de casa, no mínimo mais 2 pontos, totalizando 79 pontos na temporada.Outra força considerável é a volta do torcedor que está brigando por cada ingresso liberado para ser vendido.

Se o discurso, bem ensaiado, entre jogadores e comissão técnica, é tratar cada jogo como uma decisão, a primeira está agendada para o Rio de Janeiro, sábado que vem, contra o Flamengo. Mesmo com muita cautela, é fato que o otimismo está inundando os corações atleticanos e desta vez, de maneira fria e matemático, é bem justificável.

Twitter @armandoBH69  

Imagem em destaque: Pedro Souza/Atlético.