Mercados de BH, incluindo o de Santa Tereza, têm nova gestão

O consórcio, formado pelo Grupo Uai, Fundação Doimo, Conata e Infracon, passa a realizar a gestão e manutenção do Mercado Distrital de Santa Tereza e da Feira Coberta do Padre Eustáquio, enquanto a concessionária SPE Novo Cruzeiro será a administradora do Mercado Distrital do Cruzeiro e da Feira Coberta do Bairro São Paulo. Os quatro espaços ficarão sob gestão da iniciativa privada por 25 anos. 

Pedro Barros, ex-presidente da Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza (ACBST) avalia como positiva a nova gestão. “A Doimo tem experiência reconhecida em administração de mercados no Brasil. Além disso, os moradores vão poder acompanhar as atividades. Um representante da ACBST e outro da comunidade farão de um conselho criado para dar mais oportunidade de participação e transparência ao processo”.

Na próxima etapa, os consórcios apresentarão, para aprovação do município, um Programa de Intervenção para os mercados, que deverá conter o anteprojeto arquitetônico e um cronograma de realização das obras e entrega dos equipamentos, seguindo as orientações do edital. Os vencedores das licitações deverão, obrigatoriamente, garantir a preservação das atividades típicas dos mercados, considerar os aspectos socioculturais e urbanísticos da região do empreendimento e de seu entorno, criar condições de sustentabilidade do empreendimento, além de respeitar as políticas públicas definidas para cada local.

Processo de reforma

O processo de reforma e requalificação dos mercados municipais teve início em 2017, com a criação de um grupo de trabalho intersetorial. O grupo tem como objetivo definir diretrizes e políticas públicas para a revitalização dos espaços, preservando as funções de mercado, com melhoria na conservação e na manutenção. Além disso, esses espaços devem contar com áreas multiuso e de convivência, respeitando as especificidades de cada região.

Em setembro de 2019, a PBH abriu uma Consulta Pública relativa à concessão do Mercado Distrital de Santa Tereza e da Feira Coberta do Padre Eustáquio. Parte dos questionamentos, sugestões e contribuições foi recebida e incorporada ao Edital de Licitação. Em fevereiro de 2020, a PBH publicou nova Consulta Pública, desta vez, relativa à concessão do Mercado Distrital do Cruzeiro e da Feira Coberta do Bairro São Paulo.

Imagem em destaque: Google Maps.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.

O Radar Leste BH tentou contato com o atual presidente da ACBST, Hernany Mendes de Faria Pinto, mas não obteve retorno até o momento.