Minas Gerais é referência nacional em regionalização do turismo

Os Circuitos Turísticos são a instância de governança regional integrada por municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas. As cidades se unem para organizar, desenvolver e consolidar a atividade turística local e regional de forma sustentável, regionalizada e descentralizada, com a participação da sociedade civil e do setor privado.

Desde 2001 a Política Pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais é referência nacional sobre gestão da atividade, seguindo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo.

O trabalho destas entidades se dá por meio da integração contínua dos municípios, gestores públicos, iniciativa privada e sociedade civil, consolidando uma identidade regional e protagonizando o desenvolvimento por meio de alianças e parcerias.

 Minas Gerais conta com 47 Circuitos Turísticos certificados, envolvendo todas as regiões de Minas Gerais e aproximadamente 600 municípios regionalizados. Clique aqui para acesso à listagem dos municípios que participam oficialmente da Política de Regionalização do Turismo conforme publicação no Diário Oficial realizada em agosto de 2018.

 Clique aqui para acesso a listagem com as informações e contatos dos presidentes e gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

 Para outras informações sobre a Política de Regionalização do Turismo entre em contato com a Diretoria de Regionalização e Descentralização das Políticas de Turismo de Minas Gerais.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.