Morador Denuncia! Rua Belém virou bota-fora clandestino

Olhem só que cenas tristes o Gilmar Guimarães, o Gilmar do Cavaco, flagrou na Rua Belém, no bairro Pompéia? O músico é morador do bairro e denuncia que a via tem sido usada para o descarte irregular de todo o tipo de lixo que você possa imaginar. E o pior, tudo é despejado bem pertinho do córrego que a comunidade lutou tanto para ser saneado!

Sofá deixado na Rua Belém. Foto Gilmar do Cavaco

É resto de sofá, é entulho e até animal morto… O caminhão da  Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) chega, os garis fazem a coleta, mas mesmo assim, tem morador sem consciência insistindo em fazer bota-fora clandestino na rua. E o pior: estamos no período chuvoso! Essa quantidade de lixo pode ir parar no córrego e provocar alagamentos!

 SLU recolhendo o lixo. Foto Gilmar do Cavaco

A obra de saneamento da Rua Belém foi iniciada em 2007, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Orçamento Participativo (OP). Dos 2.300m que passaram por obras, faltam ainda 900m para serem concluído. Os serviços foram interrompidos na altura do bairro Paraíso, sem previsão de serem retomados.

 Então, moradores do Pompéia! Vamos colaborar?

Resposta da SLU

A SLU informa que toda a extensão da Rua Belém, no bairro Pompéia, é atendida por serviço de remoção de resíduos provenientes de deposições clandestinas. A limpeza é feita até três vezes por semana nos pontos afetados pela sujeira. A recomendação é que esses materiais sejam encaminhados a uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). Os endereços podem ser acessados em pbh.gov.br/urpvs. A participação da população é fundamental para que a cidade permaneça limpa, pois todas as ações de limpeza urbana são executadas rotineiramente na capital.

De acordo com a legislação de limpeza urbana (Lei 10.534/2012), é proibido despejar resíduos em vias públicas. O descumprimento pode gerar multa no valor de R$ 5.779,62. Denúncias e reclamações podem ser feitas pelo portal servicos.pbh.gov.br e pelo aplicativo PBH APP.