Morador do Esplanada transforma lixo em missão por um planeta melhor

Se você abre a lixeira e não dá valor ao que vê lá dentro é bom começar a mudar a maneira de pensar. O que geralmente vai parar nos aterros sanitários pode se transformar em missão de vida para alguns e uma grande chance de melhoria da qualidade de vida no planeta.

O Pedro Eduardo Oliveira, de 31 anos, trocou o nono período do curso de Direito para cuidar do lixo dele e dos outros. O que a princípio soa estranho é transformador para o meio ambiente. Pedro é um dos defensores e praticantes do Lixo Zero, um movimento ético e sustentável de reaproveitamento dos resíduos orgânicos e de outros materiais recicláveis. O objetivo também é ressignificar tudo o que para muitos é visto como resto para sobrecarregar cada vez menos os aterros sanitários e lixões.

Segundo Pedro, 60% do nosso lixo é orgânico.Tudo o que for de origem biológica, animal ou vegetal. Restos de frutas, verduras, carne, queijo e muito mais. E é aí que começa a missão dele. Nosso defensor do meio ambiente transforma tudo isso em um composto 10 vezes mais nutritivo que qualquer tipo de terra e em biofertilizante também.

Funciona assim. Pedro deixa um balde de 15 litros na casa do cliente que paga R$20,00 mensais pela troca do recipiente cheio de resido orgânico por outro limpo e vazio. Há trocas mensais e semanais.”Segunda-feira eu faço esse trabalho no meu bairro, o Esplanada. Na terça estou no Pompéia. Quinta-feira retorno aos dois bairros. Na sexta vou para o Horto e Sagrada Família”.

Este é o balde que pedro deixa na casa de cada cliente. Foto Pedro

Todo o material coletado vai para quatro composteiras que Pedro montou no quintal de casa. E ele não pensa mais em outra atividade que não seja essa.  “Meu compromisso com o meio ambiente e com um mundo melhor aumentou com a notícia da chegada da minha primeira filha que está pra nascer”.

A iniciativa, que começou em agosto do ano passado, começa a dar os primeiros frutos. No Esplanada e Pompéia já são 85 clientes. Pedro doa grande parte dos compostos para os clientes e aumenta os rendimentos com a venda de alimentos orgânicos.

Pedro segura o recipiente que deixa na casa dos clientes. Foto Pedro

Quer fazer parte desse projeto? Basta ir à rua Sete de Abril, 845, no Bairro Esplanada. Você também pode entrar em contato pelo (31)98356-1966 ou acessar @reciclaesplanada.