Motoristas de aplicativo de transporte não estão livres da violência

O mundo mudou completamente a partir da década de 90, com a invasão tecnológica que chegou atropelando tudo. Temos que nos adaptar a isto e os profissionais que sentiram profundamente esta modernidade foram os taxistas. Difícil aceitar uma nova leva de pessoas que estavam à procura de um emprego novo ou desempregadas e de repente podiam também competir com aqueles profissionais do volante. Sem precisar comprar a “placa”.

Assim como os motoristas de táxis, os de aplicativos de transporte passaram a sofrer também com a violência em nosso país: furtos, roubos, homicídios… Como se proteger dentro de um carro onde você transporta pessoas que não conhece? Duas, três ou quatro? Como se defender em uma situação como esta? Diria que realmente é muito difícil.

Desde a chegada dos aplicativos de transporte no Brasil até hoje, muitos requisitos de segurança foram sendo implantados para dificultar a vida dos marginais. Por exemplo, antes de pegar o passageiro, o motorista já tem conhecimento dos seus dados, o GPS faz o acompanhamento da viagem, o motorista sabe o destino da corrida, pode recusar pegar ou levar o passageiro para zona perigosa.

O motorista deverá atentar para alguns detalhes para a sua segurança. É mesmo a pessoa que pediu o transporte? Alguns aplicativos já estão utilizando um código que intensifica a identificação. Veja a pontuação do usuário, se já criou problemas anteriormente você poderá ser o próximo. Prefira esperar o passageiro em local movimentado, caso seja possível. Sempre alerta enquanto parado. Cinto de Segurança é obrigatório para motorista e passageiros.

 Seguro do seu veículo é importante, evitando assim um prejuízo financeiro maior. Nunca reaja a um roubo, a não ser que tenha certeza absoluta de que poderá dominar o seu agressor sem se ferir. Sendo rendido, faça tudo o que a pessoa disser, com movimentos lentos e avisados e poderá sair vivo desta situação.

Na próxima postagem veremos como deve se portar o passageiro, relacionado à sua segurança, quando pegar um veículo através de aplicativos.

Contato @elsonmatosdacosta