Mulheres; saibam como usar o transporte por aplicativo com segurança

No início deste mês postamos no Radar Leste BH orientações sobre segurança de motoristas de aplicativos. Hoje vamos tratar da segurança dos passageiros. Com a chegada dos aplicativos de transporte, tudo mudou, primeiro pela facilidade no atendimento, segundo pelo preço mais barato.

Mas como toda novidade, um problema logo se apresentou. E a segurança do passageiro? Será este carro mesmo? Quem é o motorista que parou a minha frente? Entro no carro ou não? São os principais questionamentos, principalmente de mulheres que estiverem sozinhas, à noite e dependendo do lugar onde está e para onde vai.

Os aplicativos devem ter uma grande responsabilidade na contratação dos motoristas. Checar antecedentes criminais, entrevista presencial, foto, apresentação de documentos. O ideal é que, aleatoriamente, o aplicativo tirasse uma “selfie” do motorista enquanto estivesse realizando uma corrida, ou algum procedimento usando a tecnologia onde haveria o reconhecimento facial.

 Seria uma forma de a empresa ter a certeza de que aquele que está dirigindo é o mesmo quem foi cadastrado. Se acontecer algum problema, ele estaria devidamente identificado. Já vimos nos noticiários alguns atritos envolvendo motoristas e passageiros, onde podem acontecer agressões físicas, estupro, roubo, racismo entre outros crimes e esses acontecimentos depõem contra esse serviço essencial.

 As mulheres devem evitar utilizar o transporte sozinhas, dependendo do horário noturno mais avançado, ou então ter alguma companhia. Sentar sempre no banco de trás do motorista, de preferência fora da sua visão do espelho retrovisor interno.

Se a mulher pegar sozinha um veículo de aplicativo, pedir para alguém lhe acompanhar até o carro, certificar-se de que é o mesmo que está no celular bem como o nome do motorista e avisar que tão logo chegue no destino mandará uma mensagem de que está tudo bem. Evite conversar muito com o motorista.

O passageiro deve também, ao entrar no veículo, colocar o cinto de segurança, e se o motorista estiver muito rápido pedir que ele dirija mais devagar. Evitar beber muito, pois assim se torna mais vulnerável a um ataque, bem como não deve dormir e prestar atenção ao caminho que está sendo tomado, e se for o caso, advertir ao motorista.

 Ligue para alguém avisando por onde está passando e diga os dados do veículo e motorista. Você poderá evitar enormes contratempos mais à frente. Se cuide, fique atento a situações que achar estranhas, antecipe-se a qualquer problema e chegue ao seu destino com segurança. Boa viagem! 

Instagram @elsonmatosdacosta