Não se vitimize para ter atenção dos outros: aprenda a olhar pra você!

Você já se percebeu falando que, nada dá certo para mim, tudo de errado acontece comigo, eu não dou sorte, ou coisas assim? Costuma culpar alguém pelos fracassos em sua vida? Sente que o problema é do pai, da mãe, da família, do governo, do chefe, dos colegas, do companheiro (a), da má sorte.

Vitimismo, é o sentimento dese colocar no papel de vítima, ainda que na verdade não o seja. Vitimismo fala da dependência emocional de ser visto, ser aceito. Observe se você se sente vítima, se reclama e culpa os outros pela dificuldades, ou se sente pessimista em tudo e se concentra nas coisas negativas. Esse comportamento trás muito mal estar e te torna uma pessoa amarga, triste, depressiva, violenta, intolerante, com comportamentos nocivos a si mesmo, e aos que fazem parte da sua vida. Um comportamento agressivo afasta as pessoas de nós, essa é a consequência, lembrando que agressividade pode ser nos gestos, na forma de falar, de se comportar.

Passe a olhar para esse sentimento de vítima que te atropela no seu dia a dia, e a partir desta conscientização, você pode mudar e se sentir melhor . A sensação de se sentir vitimizado e rejeitado é horrível, mas a rejeição  é a si mesmo porque o seu foco está fora. Passe a ter seu foco em você, no que está fazendo com sua vida e com você.

Aprenda a sair desta “zona de conforto”, deste lugar imaginário que “te isenta” da responsabilidade pela sua própria vida e te leva a responsabilizar o outro. Esse não é um lugar real e seguro pois não depende de nós, mas do que está fora de nós. Na vida real temos tristezas, emoções negativas, sensação de fracasso e frustração, mas  também alegrias, emoções positivas, sucesso e prazer.

Se conscientize do problema, da sua participação nele, sem julgamentos, reflita sobre o que está acontecendo fora e perceba como isso está dentro de você. Assuma a sua responsabilidade. Você pode não ter controle sobre o que está acontecendo fora, mas tem controle sobre você, sobre o que você vai fazer a respeito. Aprenda a resolver a parte do problema que compete a você e não ao outro.

 Você não precisa se vitimizar para ter atenção dos outros, aprenda a olhar para você, para o seu potencial, todos nós temos um potencial gigante dentro de nós. Podemos não ser bons em tudo mas somos ótimos naquilo que já desenvolvemos de bom dentro de nós. Todos temos a bondade impressa em nossas almas. Somos seres de luz, criados pela energia da luz, da paz e do amor. Escolha estar na frequência da luz que ilumina tudo e todos indistintamente.

Imagem em destaque: Anemone123 por Pixabay.