Nova Vista, o bairro que tem um ‘pedacinho de terreno’ dentro de Sabará

O Nova Vista faz divisa com Sabará. Uma parte bem pequena do bairro fica no município vizinho, embora pertença a Belo Horizonte. Prova disso é que o ponto final da linha 9105 – Nova Vista/Sion não fica na capital.

A área ocupada pelo bairro pertenceu à Fazenda Marzagão e à Companhia Fiação e Tecidos Minas Gerais, na primeira metade do século passado. Os bairros mais próximos são o Boa Vista, Santa Inês, Alto da Boa Vista, São Geraldo, Casa Branca e Instituto Agronômico.

A comodidade, a qualidade de vida, o bom atendimento do comércio e dos prestadores de serviço atraem cada vez mais moradores para o Nova Vista. Mas, quem chegou lá antigamente, conheceu um outro bairro. É o caso do bombeiro militar aposentado, Sebastião Gomes Viana, de 82 anos.

Senhor Sebastião mudou-se há 45 anos com a esposa e o caçula dos três filhos nasceu no bairro. E lá ele construiu um pequeno barracão, cercado por arame até terminar a obra da casa. O aposentado lembra-se que uma grande parte da área era ocupada pela Fazenda Marzagão.

Este é o senhor Sebastião Gomes Viana guarda. Foto familiar

“As vacas da fazenda andavam livremente pela rua, não tínhamos água encanada e usávamos a cisterna. As ruas também não tinham calçamento”, lembra. O aposentado se recorda também de quando tinha que andar quilômetros até chegar a um local que tivesse ônibus.

Rua Porto Seguro, a principal do bairro. Foto Google Maps

De lá para cá, muitas mudanças. A rua do nosso entrevistado, a Porto Seguro, é a principal do bairro e o senhor Sebastião não precisa ir longe para comprar o que precisa. O Nova Vista é passou a ser um dos bairros mais populosos da região Leste, com mais de 12 mil habitantes, segundo a Prefeitura de BH, e tem atraído grandes empreendimentos imobiliários por ser perto da região Central e ainda ter o ar interiorano.