Nunca use o elevador em caso de incêndio. Desça pela escada

Idosos, crianças, adultos, visitantes, prestadores de serviço, funcionários, moradores,  todos procuram pelo elevador quando existe a necessidade de subir ou descer um ou vários degraus de escadas. No entanto, por se tratar de uma máquina, e quando não tem uma manutenção preventiva, acaba sofrendo algumas panes e deixando os ocupantes presos entre andares. Isto acaba causando uma enorme confusão, já que existem pessoas que não suportam ficar longo tempo em locais fechados. A solução precisa ser encontrada o mais rápido possível.

Quais são as medidas então que devem ser tomadas quando de um acontecimento como este? A primeira providência é manter a calma. Normalmente não há maiores perigos nesta parada. Como existem luzes de emergência dentro do equipamento estas se manterão acesas por várias horas enquanto o socorro está a caminho. Apesar de ser um cubículo, a ventilação em é suficiente para a respiração dos ocupantes por um bom tempo.

Em caso de incêndio, não utilize o elevador e sim as escadas, sempre descendo e nunca subindo. Provavelmente a energia elétrica será a primeira a ser afetada e o elevador ficará parado com pessoas dentro. Portanto, o porteiro ou qualquer outra pessoa encarregada da segurança do condomínio, tão logo perceba que está acontecendo um incêndio deverá chamar o elevador para a portaria e travá-lo neste lugar.

Pessoas idosas ou com deficiência que tiverem dificuldades de locomoção devem ser as primeiras a serem ajudadas nestas situações. Devem ser mobilizados todos os esforços de condôminos e profissionais que trabalham no prédio para a retirada imediata desses moradores.

Acredito que todos se lembram do caso ocorrido em Tamandaré-PE, em junho de 2020 quando o filho de 5 anos da empregada faleceu ao cair do 9º andar, após entrar no elevador sozinho e o mesmo estava sob os cuidados da patroa enquanto a mãe passeava com o cachorro da família. Menores de 10 anos não podem andar de elevador  sozinhos. Algum acidente pode acontecer, previna-se!

Contato @elsonmatosdacosta