Osteoporose: evite os traumas, as fraturas e o avanço da doença
A osteoporose provoca a perda e fragilidade da massa óssea, levando ao aumento de risco de fraturas. Qualquer osso pode ser afetado, porém as fraturas são mais frequentes nos punhos, colo do fêmur e nas vértebras. As fraturas podem ocorrer após traumas ou mesmo espontaneamente. Confira as importantes orientações doutor Eduardo Souza, chefe do Serviço de Reumatologia da Santa Casa BH.

Radar Leste BH – A osteoporose atinge mais mulheres que homens? Existe uma porcentagem?
Estima-se que a osteoporose afete aproximadamente 200 milhões de mulheres no mundo, porém não é uma doença exclusivamente feminina. Após os 50 anos de idade, 1 em cada 3 mulheres 1 em cada 5 homens sofrerão fraturas osteoporóticas.
Radar Leste BH – É comum os pacientes descobrirem a doença quando têm a primeira fratura?
Sim, por ser uma doença silenciosa, a dor ocorre quando as fraturas já estão presentes. Portanto, a fratura com frequência, pode ser a primeira manifestação clínica que leva ao diagnóstico da osteoporose.
Radar Leste BH – Existem partes do corpo mais suscetível à doença?
Embora seja uma doença que afete todo o esqueleto, os locais mais comuns de fratura são: o punho, o colo do fêmur e as vértebras.
Radar Leste BH – Quando devemos começar a prevenir a osteoporose e o que devemos fazer?
O cuidado com a saúde óssea deve ocorrer ao longo de toda a vida, desde a infância até o idoso. Os cuidados básicos em qualquer idade incluem, exercícios físicos, ingesta adequada de cálcio, exposição ao sol e não fumar.
Radar Leste BH – Exercícios físicos ajudam a prevenir a doença?
Sim, e idealmente devem incluir algum impacto e fortalecimento muscular.
Radar Leste BH – A população idosa aumenta cada vez mais. Isso significa que teremos cada vez mais casos?
Com o envelhecimento populacional, surge também um crescimento na prevalência de doenças degenerativas, dentre elas a osteoporose.