PBH amplia horário de funcionamento das URPVs da capital

Os moradores de Belo Horizonte terão mais tempo para entregar, gratuitamente, os resíduos nas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes da Prefeitura (URPVs), instaladas em todas as regiões da capital. Os dias e os horários de operação foram ampliados. As portas das unidades estão abertas para a população, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado e domingo, das 7h40 às 16h.

O objetivo é reduzir as deposições clandestinas pela cidade. As URPVs recebem resíduos que não sejam tóxicos, e que não são recolhidos pela coleta domiciliar rotineira, tais como tijolo, telha, concreto, azulejo, terra limpa, poda em menores quantidades, pneus (até quatro por gerador ao dia), madeiras e objetos em desuso, como móveis velhos. Não são aceitos restos de alimentos, lixo doméstico, animais mortos, resíduos líquidos e pastosos como óleos, lama, ácidos e graxas. Também não podem ser levados para as unidades resíduos de estabelecimentos de saúde e de farmácias, resíduos comerciais e de fábricas, carcaças e componentes de veículos.

A URPV da Leste fica no bairro Pompéia

Lâmpadas, pilhas, baterias e eletroeletrônicos também não são permitidos, pois esses produtos devem ser devolvidos a postos gratuitos de recebimento, geralmente sob a responsabilidade dos fabricantes, comerciantes, distribuidores ou importadores, na chamada logística reversa. Trata-se de um procedimento obrigatório, e que deve estar disponível à população de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Uma URPV da região Leste fica na Avenida dos Andradas, 5.981, Pompéia (próximo ao pátio de manobra da Rede Ferroviária).

Se você não é da Leste, mas quer conferir os endereços de todas as URPVs é só consultar o portal da Prefeitura.

Fonte: PBH.