Perdeu os documentos? Tome providências para evitar transtornos

Fui furtado? Esqueci em algum lugar? Ela caiu do meu bolso? Entramos em desespero. É um enorme problema. Se na carteira estiverem a sua CNH, RG, CPF, Cartão do banco, pode ter certeza de que terá uma enorme dor de cabeça. Voltou aos locais onde esteve, perguntou e ninguém viu nada. O que fazer? Esperar alguns dias até que um ser realmente humano a encontre e me devolva? Ou devo fazer algo imediatamente?

Primeira providência. Vá até uma Delegacia de Polícia é registre uma ocorrência. Você não tem a menor ideia por andam seus documentos e eles podem ser utilizados para uma série de golpes na praça. Se tem a brilhante ideia de colocar na carteira o Cartão do banco e junto a senha para não esquecer, a primeira providência, ligar para o mesmo ou pelo aplicativo providenciar de imediato o seu cancelamento. Não permita e nem dê tempo para que alguém faça compras em seu nome, terá uma enorme contrariedade se isto acontecer. Em Minas Gerais existe a Delegacia Virtual para este tipo de ocorrência, é só acessar de seu computador e registrar: https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/

A sua Identidade também poderá ser utilizada para fazer compras, aplicar golpes ou mesmo por quem estiver com ela e for do mundo do crime, poderá praticar um roubo, deixar a carteira cair no chão e em breve a polícia estará batendo à sua porta. O mesmo com a sua CNH. Hoje em dia dificilmente andamos com dinheiro e muito menos com talão de cheques. O cartão é muito mais prático, portanto monitore constantemente a sua conta bancária e se perceber que houve uma movimentação estranha entre em contato imediato com o banco.

Além do registro da ocorrência importante comunicar aos órgãos de proteção ao crédito e assim dificultar qualquer operação comercial e seus documentos não sejam utilizados indevidamente. SPC, Serasa. Após isto, começa a “via crucis” para a retirada de uma segunda via dos documentos, o que acaba realmente sendo um problema a mais tendo em vista que cada um é em um lugar diferente. RG na Polícia Civil, CNH no DETRAN, CPF na Receita Federal, Título de Eleitor no Tribunal Regional Eleitoral, Passaporte na Polícia Federal, Cartão nos bancos. Evite levar todos os documentos que não são necessários naquele momento quando for sair à rua, evitando assim maiores transtornos. Fique atento aos seus documentos enquanto estiver fazendo uma compra. É comum recebermos ligações dizendo ser do Banco X quando são pedidas algumas informações. Se estiver em dúvida, não repasse e ligue posteriormente à agência bancária para saber se está passando por algum problema.

Memorize a senha do cartão de banco. Nunca a carregue junto à sua carteira. Se perder, for furtado ou roubado ficará mais fácil entrar em contato com a agência e bloquear. Normalmente o telefone fica no verso do cartão, deixe-o gravado em seu celular ou em algum outro local em casa. Preste atenção onde o seu cartão está indo, poderá ser trocado e receber um falso.