Quando a boca cala, o corpo fala através de sintomas e doenças

Estamos assistindo no mundo todo, um cenário de mudanças que consequentemente trazem insegurança para todos em todos os lugares. Sabemos que tudo é feito de energia em movimento, nada está parado mas temos a tendência a querer ficarmos estáticos, parados na nossa zona de conforto.

Parece que nesse momento a zona de conforto se tornou um lugar instável pois não há previsibilidade nas coisas que nos pareciam certas, seguras e que nos dava uma certa estabilidade em vários níveis e setores na nossa vida, e isso pode trazer para muitos de nós, uma sobrecarga emocional.

Pequenas coisas do dia a dia podem se tornar enormes na nossa mente e trazer a sensação de desamparo, desmotivação, nervosismo, tristeza. Tudo isso pode trazer ansiedade, pânico, depressão ou outro sintoma.

Precisamos estar atentos a nós mesmos, aprender a observar nossos pensamentos, sentimentos, comportamentos e sensações, aprender a nomear para nós mesmos o que está acontecendo no nosso interno, se tristeza, insegurança, enfim. É normal ter mal estar, somos humanos, porém não ignore suas emoções. O novo sempre traz instabilidade e requer atenção para se encontrar novos caminhos e ver novas possibilidades.

Na verdade tudo sempre é novo, por mais que cada dia pareça ser a mesma coisa. As dificuldades internas sempre estiveram presentes em nós, mas talvez nosso corre-corre diário nem sempre nos deixava entrar em contato com nossas emoções.

Experimente escrever sobre suas observações a respeito de você, o que você está sentindo, nomeie para você, sem julgamentos. Quando fazemos isso, sai um pouco do mental, trás clareza sobre você e leveza e você passa a ter um tempo para se organizar internamente.

Aprenda a entrar no seu silêncio para encontrar a sua paz e regulação interna. Faça alguma coisa que desperte sua alegria, talvez ler um bom livro, assistir a um filme leve, talvez escutar música, dançar. Faca isso no intervalo de algumas atividades ou do seu trabalho.

Busque uma terapia para você criar um espaço onde poderá falar do que acontece com você, sem sentir culpa e sem que você tenha que se desculpar. A terapia pode te ajudar muito no seu dia a dia e melhorar a qualidade de vida.

Vai te proporcionar o autoconhecimento e condições para acalmar e resolver os conflitos internos que geram sintomas físicos e psicológicos. Quando a boca fala o corpo cala, e se mantém saudável e quando a boca cala o corpo fala através de sintomas e doenças.

Você me encontra no Instagram @zacarvapsi ou no Facebook Zailde Carvalho.