Registre uma ocorrência e ajude a Polícia a trabalhar por você

Com certeza, você prezado leitor, conhece o Boletim de Ocorrência.”Vou fazer um BO contra você”. Sempre foi uma frase utilizada por muitos de nós, mesmo que fosse uma brincadeira ou em uma discussão com alguém.

E o REDS? O que é? É o velho e bom BO repaginado, conforme acontece com tudo que vemos nos dias atuais. Ele quer dizer Registro de Eventos de Defesa Social, onde foram padronizados os registros de alguma ocorrência policial, feitos via internet e facilitou em muito o fluxo destes documentos com uma mesma fonte dados, criando uma grande confiabilidade nos indicadores da criminalidade. Ferramenta essa utilizada para direcionar ou redirecionar o policiamento, por exemplo, a um local onde determinados crimes acontecem com maior frequência.

Diante do número de crimes o policiamento é enviado para dificultar a ação dos marginais e assim impedi-los de agir. Não havendo registro, mesmo ocorrendo o delito, a ideia que se passará é que o local é tranquilo e não necessita de nenhuma intervenção.

Esse documento importante servirá para subsidiar alguma investigação que for necessária na apuração de algum crime que foi cometido naquele local. Como no REDS haverá o registro do fato criminoso, bem como outras informações colhidas pelos policiais civis ou militares, ele será valioso para os investigadores na apuração do fato.

É até possível que no próprio documento já venha o nome do provável suspeito, ou indicações preciosas que auxiliem na busca por quem tenha praticado o ato. Indicará também este documento o dia, hora e local do crime, o que facilitará pela busca das provas do crime, no preciso momento que o fato foi praticado.

Esta é a importância do registro formal do REDS para que várias informações em que cada um contenha, dê o rumo para o início de uma procura mais ativa e consistente daqueles que criam a desorganização entre os cidadãos de bem.

O que acontecer e que lhe causou algum problema, furto, roubo, ameaça ou qualquer outro crime, não deixe de registrar, porque senão estará facilitando para que os marginais possam agir a vontade sem serem incomodados

Contato @elsonmatosdacosta