Sábado de cores, sons e solidariedade no abrigo do Granja de Freitas

O mês das crianças não passou em branco no Abrigo Municipal Granja de Freitas. Literalmente! Este sábado o espaço ganhou cores, alegria, música e passou por uma transformação solidária, graças à parceria entre o designer social Negro Fred, a Cáritas MG, Voluntários Vale e do Instituto Vamos Juntos Periferia.

As áreas comuns, como os brinquedos e paredes das unidades habitacionais foram pintados pelos moradores e incentivadores. A garotada brincou na cama elástica, ganhou balões, teve os rostos pintados, comeu pipoca e algodão doce. Os músicos da Guarda Municipal alegraram a festa, tocando temas infantis. As atividades tiveram a participação de 40 voluntários envolvidos na pintura dos espaços, na recreação dos pequenos e nas doações.

Diversão e solidariedade no abrigo do Granja de Freitas

Segundo Negro Fred, há mais iniciativas sendo oferecidas aos moradores do abrigo. “Desde agosto e até o próximo mês 15, adolescentes – a maioria meninas – aprendem o graffiti comigo na oficina Basquiat Graffiti”. O nome do curso é uma homenagem a Jean-Michel Basquiat. As pinturas do norte-americano Basquiat ainda são influência para vários artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte.

O Abrigo Municipal Granja de Freitas abriga 63 famílias atualmente. Assim como em outras unidades de acolhimento da capital, lá vivem pessoas em situação de rua, migração e/ou vindas de áreas de risco geológico.